Baseado no conceito de atração, a ideia é puxar o foco dos usuários de um blog, aplicativo, site ou redes sociais para o conteúdo que ofereça algo realmente útil para a pessoa em questão e não apenas uma interrupção, como acontece com a publicidade tradicional. Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair pelo interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
Quantas vezes, antes de ir à uma loja, você levantou o máximo de informações possíveis sobre um produto ou solução na Internet?
do processo de compra começa com uma busca online. Isso mostra que se você não atua corretamente na Internet, você está perdendo vendas.
do processo de aquisição de um produto é realizado isoladamente, bem antes de o cliente entrar em contato com qualquer indivíduo da sua empresa.
dos consumidores brasileiros têm sua decisão de compra impactada pela preferência dos amigos nas redes sociais, segundo pesquisa realizada pela PwC.
Diferente do Outbound Marketing (tradicional), o Inbound baseia-se no relacionamento e educação do consumidor ao invés de usar propagandas intrusivas.
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, logo após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
De lá para cá, o Inbound Marketing cresceu bastante e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e estabelecer sua presença online. Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.
No Inbound Marketing é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.
Inbound Marketing x Outbound Marketing
Se o Inbound Marketing é a maneira mais eficaz de fazer negócios no mundo online, onde o Marketing tradicional se encaixa? Será que o Outbound Marketing não vale mais a pena?
De acordo com uma pesquisa realizada em abril de 2016 pela Nielsen/IBOPE, pelo menos 7 em cada 10 pessoas disseram que preferem assistir o conteúdo em vídeo sob demanda (como o da Netflix), do que o da TV. Outra pesquisa também mostrou que o brasileiro passa em média 4h59m de olho no que acontece na Internet, um tempo muito superior ao gasto com revistas ou jornais impressos.
Os números acima provam que o Outbound Marketing, dentro do modelo tradicional de Marketing, realmente não vale mais tanto a pena assim. Mas claro que sim, ainda existem estratégias em que ele pode trazer bons resultados: juntamente com a Internet.
Quando implementado junto com um planejamento de Inbound, o Outbound Marketing pode servir para dar mais velocidade ao ROI, encontrar mais facilmente o público-alvo e até mesmo agilizar a validação de premissas.
Os benefícios para a sua empresa
Leads qualificados
Criando conteúdo útil para o público certo na hora certa, a sua empresa consegue criar uma aproximação maior com o leitor. Ele estará consumindo, com frequência, conteúdos interessantes e se educa mais sobre o assunto. Assim, você não só vira autoridade no assunto por fornecer as informações, mas também educa o cliente para que ele se torne um lead qualificado para a equipe comercial.
Mensuração
No Outbound Marketing, o retorno é uma incerteza. Imagine um outdoor: quantas pessoas que viram aquela peça entraram em contato com a empresa? Com essa estratégia, é possível mensurar o quanto aumentaram as vendas no período da campanha, mas não é mensurável a porcentagem de pessoas que foram convertidas em clientes. Já no Inbound Marketing, os resultados são mais palpáveis. Com as ferramentas certas torna-se fácil analisar o número de visitantes do site, leads, acessos nos blog posts, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas.
Custo
62% mais barato que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) de 275%. Diante da economia atual, a nova estratégia é imprescindível para as empresas, segundo 92% dos profissionais de marketing americanos.
Estatísticas:
- Custa 62% mais barato que o Marketing Tradicional;
- Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma;
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%;
- Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.
As etapas do Inbound Marketing
A estratégia de Inbound Marketing pode ser dividida em 5 etapas:
1. Atrair tráfego;
2. Converter os visitantes em leads;
3. Transformar leads em vendas;
4. Fidelizar clientes;
5. Encantar seus clientes e fazê-los divulgar seu produto.
Quando produzimos e divulgamos o conteúdo correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. Mas para isso acontecer, é necessário produzir um conteúdo de qualidade para o público-alvo. Fazer uma pesquisa é muito importante para definir as personas e o público que comprará seu produto, além do tipo de conteúdo que ele absorverá melhor. É importante lembrar que a comunicação com os leads podem surgir através de diversos canais, como redes sociais e motores de busca. Procure saber se seus clientes passam mais tempo no Twitter ou Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google.