5 maneiras de usar o WhatsApp para negócios

Tempo de leitura: 4 minutos

WhatsApp para negócios é a versão empresarial do aplicativo amplamente utilizado para a troca de mensagens instantâneas e chamadas de voz, que dá suporte aos diversos tipos de negócios e auxilia no contato com o cliente.

Nem todo mundo compreende o quanto o WhatsApp para negócios pode ser vantajoso para os negócios. E uma ferramenta bem estratégica, diga-se de passagem. Seu lançamento foi, aliás, foi uma grande sacada do WhatsApp.

Apesar de o aplicativo ser um dos mais baixados e utilizados por usuários no mundo todo, poucos sabem que há uma versão exclusivamente para uso comercial. Se sabem, talvez ainda não compreendam sobre o alcance do aplicativo e seu potencial auxílio ao marketing e vendas de uma empresa.

Por isso, precisamos falar mais sobre esse assunto. Continue atento ao post, pois vamos dar algumas sugestões imperdíveis sobre o uso do WhatsApp para negócios.

O que é o WhatsApp para negócios e como funciona o app

O Whatsapp Business é o aplicativo personalizado para uso especialmente comercial. Ele favorece o relacionamento com os clientes e impulsiona o negócio.

Sua principal vantagem é que passa a imagem formal do negócio, pois mostra um perfil empresarial. Por meio desse perfil o cliente interage tirando dúvidas, consultando sobre produtos e serviços, agendando visitas etc. A empresa, por sua vez, usa o canal como plataforma de divulgação e outras interações.

O aplicativo funciona exatamente como sua versão comum, apenas disponibiliza elementos que configuram a conta para que atenda ao que um negócio precisa, como horário determinado de atendimento, respostas automáticas, alertas e notificações de pedidos, mensagens de suporte etc.

Dentre as vantagens do aplicativo, podemos dizer que são:

  • comunicação rápida, imediata e pessoal;
  • trocas de informações seguras, pois as mensagens são criptografadas;
  • o aplicativo é gratuito. o cliente, basta baixar o aplicativo, configurar um perfil do WhatsApp Business e associá-lo ao número comercial da sua empresa.

5 dicas imbatíveis para usar o WhatsApp Business

Agora vamos falar sobre as dicas de uso do WhatsApp para negócios. O app pode ser usado de forma estratégica para:

1. Ajudar com a identidade visual da empresa

Ter um perfil empresarial também no aplicativo reforças as estratégias de solidificar a marca no mercado. A identidade personalizada é essencial para isso.

Além é claro, de ser possível a empresa fornecer detalhes como links para suas mídias sociais, outras formas de contato (email e telefone), endereços de lojas físicas e outros.

São muitas as vantagens de ter uma identidade personalizada e exclusiva. Descobrir e explorar isso só trará benefícios aos negócios.

2. Criar um canal direto de atendimento ao cliente

Quer coisa melhor do que poder criar essa linha estratégica de comunicação com seu consumidor? Isso, aliás, é uma excelente forma de cultivar o relacionamento com o cliente.

O WhatsApp é uma das formas mais rápidas de responder a dúvidas, dar informações e até mesmo divulgar ofertas e promoções.

3. Não deixar o cliente sem resposta

É possível criar uma apresentação inicial da empresa e saudações automáticas para quando o cliente inicia um contato.

Quando não é possível atender ou está fora do horário comercial, o cliente recebe mensagens de aviso. Essa mensagem é criada pela empresa, então pode, inclusive, dar uma previsão de quando responderá ao chamado, por exemplo.

Além disso, é possível criar respostas para as perguntas mais comuns e salvá-las. Dessa forma, o atendimento às dúvidas dos consumidores se torna mais ágil.

4. Organizar os fluxos de transações

Uma das funcionalidades do WhatsApp para negócios são as etiquetas. Elas ajudam a categorizar as conversas e encontrá-las mais tarde com mais facilidade. Não tem aquele negócio de “e agora, quem era o cliente que queria este produto?”.

É possível definir etiquetas próprias ou acatar sugestões do próprio app, que oferece opções como “pagamento pendente”, “pedido finalizado”, “novo pedido” etc.

5. Receber pagamentos

Essa é uma revolução quando falamos em aplicativos e inovações na forma de fazer negócios. A funcionalidade “WhatsApp Pagamentos” permite que os usuários possam efetuar e receber pagamentos pelo WhatsApp Business.

Para isso, é preciso configurar um cartão (crédito ou débito) na plataforma. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay.

Viu só como há muitas vantagens em adotar o WhatsApp para negócios? Não deixe sua empresa fora dessa.

Há ainda a opção de disponibilizar o aplicativo no site, ou seja, o cliente entra em contato via app diretamente da página do site.

A Soub Digital utiliza esse recursos nos sites de seus clientes, pois sabe que está gerando valor e pensando estrategicamente nos negócios.

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Comente aí!

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *