A importância dos gatilhos mentais para converter

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Você conhece o poder e a importância dos gatilhos mentais? Não é à toa que eles são considerados com muitos como “armas psicológicas”.

Sabe por quê?

São os gatilhos mentais que fazem você clicar em um determinado link que lhe chamou a atenção.

Pode ser de algo que você deseja e que está com desconto por tempo limitado. Pode ser também algo que você quer muito mas que está se esgotando. Ou ainda um produto ou serviço que está prestes a entrar no mercado, mas que você pode ter a prioridade de compra.

Todos esses são gatilhos mentais poderosíssimos.

Entenda como eles são usados em copys e como eles são essenciais para conversões. Continue a leitura!

Qual a importância dos gatilhos mentais para conversões?

A importância dos gatilhos mentais para conversões é clara: são eles que convencem o consumidor a decidir quais ações deve tomar. Esses gatilhos são baseados em persuasão e influência, e são bastante utilizados no marketing digital.

O processo do uso de gatilhos mentais funciona como um truque da mente, para levar o lead a encontrar uma resposta facilmente, uma resolução mais simples a um problema que ele precisa resolver.

Como funcionam os gatilhos mentais?

Como nosso cérebro funciona a partir de estímulos, por isso quando vemos alguma oferta, baseada em algum tipo de gatilho, nossa mente decide rápida e automaticamente pela compra. Ela busca por “atalhos” para que possa decidir de forma mais rápida.

Digamos que o lead esteja em uma jornada de compra. Ele descobriu que um há um tipo de vaporizador para a limpeza de vidros é o que ele precisa, já que sua casa tem muitos janelões de vidro, que dão dão bastante trabalho para limpar.

Esse lead já leu sobre os benefícios, já sabe que o produto resolve o seu problema, mas ainda não está totalmente decidido sobre a compra. De repente recebe um email com as informações que já tem, mas com algo novo: frete grátis por tempo limitado.

O que você acha que acontece? Dois gatilhos têm grandes possibilidades de fazer esse lead converter e efetuar a compra: o frete, que agora é gratuito e a urgência.

Dessa forma, podemos afirmar que entender como a mente humana funciona e conhecer os tipos de gatilhos é fundamental para desenvolver estratégias de marketing mais certeiras a fim de influenciar nas decisões de compra dos consumidores.

Conheça alguns gatilhos

Reciprocidade

Quando um vendedor oferece algo grátis durante uma venda, o cliente se sente, de alguma forma, pressionado a devolver a gentileza. Esse tipo de gatilho desperta uma conexão com determinada parte do cérebro que entende dessa forma, o que chamamos de “pressão social”. O estímulo promove uma abertura por parte do consumidor, tornando mais fácil uma conversão.

Aprovação social

Este gatilho é bem fácil de explicar e bastante utilizado. Ele envolve a necessidade que as pessoas têm de ser parte de um grupo, de serem aceitas e bem recebidas nos lugares que frequentam. Isso faz com que muitas vezes elas decidam de forma inconsciente, apenas para “fazer parte de algo”.

O marketing de influência está fortemente ligado a este gatilho. Baste notar o que acontece quando uma personalidade conhecida, um artista, youtuber ou qualquer outro tipo de influenciador digital divulga algo que gosta de usar e leva milhares de pessoas a fazer o mesmo.

Afeição

Se você já ouviu falar em marketing humanizado, vai entender um pouco este gatilho. Conectar emoções como afeição é uma poderosa forma de converter leads em clientes. Ao estabelecer relações afetivas com o lead, se constrói uma relação de apreço e a consumidor se torna fiel — tanto que pode sentir receio de comprar outra marca, por ela não parecer familiar.

Autoridade

Dominar o tema sobre o qual se fala é que determina autoridade. As redes sociais propiciaram muito que pessoas postem sobre suas expertises.

O LinkedIn é um exemplo clássico, sobretudo por ser uma rede profissional. Assim, muitos profissionais conseguem se destacar em sua área. Dessa forma, se esse profissional anunciar um curso, por exemplo, as chances de converter são grandes, pela autoridade que ele construiu ao longo do tempo.

Escassez

O gatilho de escassez é um dos mais poderosos que existem, pois ele desperta o senso de urgência. Ninguém se sente bem ao saber que está prestes a perder uma ótima oportunidade de obter algo que precisa, assim, ele aciona uma reação imediata.

Conhecer a importância dos gatilhos mentais é a chave para você converter clientes, basta saber como ativá-las.

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