Análise SWOT no marketing digital: como fazer?

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A análise SWOT, também chamada de matriz SWOT, é uma metodologia de planejamento estratégico que analisa alguns cenários para ajudar na tomada de decisões.

A SWOT é uma forma de enxergar as possibilidades de maneira analítica, com dados e embasamento a respeito de uma possível decisão. Dessa forma, as chances de algo dar errado são muito menores.

Essa metodologia, incorporada do meio corporativo, serve para dar direções em qualquer situação, como em decisões pessoais, em oportunidades de investimentos e até no marketing digital, este último é o tema deste artigo. Acompanhe a leitura e saiba mais.

A análise SWOT no marketing digital

Análise SWOT no marketing digital

A matriz SWOT trabalha fatores internos e externos aos negócios. Sua metodologia deriva de seu anagrama:

  • S: strengths (forças)
  • W: weaknesses (fraquezas)
  • O: opportunities (oportunidades)
  • T: threats (ameaças)

Existe a versão em português, chamada FOFA:

  • F: forças
  • O: oportunidades
  • F: fraquezas
  • A: ameaças

O ambiente interno

Do ambiente interno, são levantadas as forças e as fraquezas.

Forças

São as vantagens da empresa sobre a concorrência, elementos que beneficiam o empreendimento, diferenciais competitivos e aspectos fortes do negócio, que conseguem destacá-lo e sobre os quais se pode ter controle.

Como identificar as forças? Fazendo perguntas como:

  • qual minha melhor ou maior vantagem competitiva?
  • quais diferenciais meu produto oferece?
  • o quão satisfeitos estão meus clientes?

Fraquezas

São os pontos nos quais o negócio não está bem. São coisas que podem interferir negativamente no desenvolvimento dos processos organizacionais ou prejudicar o negócio.

Como identificá-las? Por meio de perguntas como:

  • por que a empresa não consegue engajar os clientes?
  • a equipe está desempenhando bem o seu trabalho?
  • por que perdi para meu concorrentes?

Análise SWOT e marketing digital

O ambiente externo

Do ambiente externo, são trazidas as ameaças e as oportunidades.

Ameaças

São forças externas que influenciam de forma negativa o seu negócio. Em geral, se pode analisar. Por exemplo: o que você teme que aconteça? Se isso acontecer realmente, já sabe o que fazer? Aqui, se pensa em possíveis eventos que possam prejudicar os negócios.

Outras vezes, sequer se imagina que estão por acontecer. A pandemia do Coronavírus é um bom exemplo de tipos de eventos que sequer se consegue prever.

Outros exemplos de ameaças são:

  • catástrofes naturais;
  • novos concorrentes;
  • produtos inovadores;
  • escassez de mão de obra;
  • escassez de matéria-prima;
  • roubo de dados etc.

Oportunidades

As oportunidades são também forças externas, só que trazem os bons ventos, ou seja, possibilidades de aumentar os lucros.

Exemplos de oportunidades:

  • um modismo passageiro;
  • uma parceria com outra empresa;
  • isenção temporária de um tributo etc.

Como funciona a análise SWOT no marketing digital?

SWOT como estratégia de inbound marketing

O inbound marketing tem, entre suas estratégias, a de tomadas diárias de decisão. Exemplo disso é o trabalho feito com um blog, em que são repensadas estratégias a todo momento. A estrutura de um site, a atualização de personas ou a criação de novas são outros exemplos. 

Para tomar as melhores decisões em relação a esses pontos, a matriz SWOT pode ajudar — e acredite, ela se adapta facilmente ao mundo digital. 

Por meio da SWOT é possível obter insights ricos, que farão muita diferença na implementação e desenvolvimento de novos processos.

Veja um exemplo bem básico de 

Forças:

  • seo off page
  • cores do site

Fraquezas:

  • canais de relacionamento com o cliente
  • não tem blog 
  • marca ainda desconhecida

Ameaças:

  • maior concorrente tem uma forte presença digital
  • novo concorrente

Oportunidades:

  • mais pessoas conectadas por causa da pandemia
  • novas tecnologias à disposição

Dessa forma, a mudança do site vai implicar em cores e estrutura de seo off page iguais, criação do blog, que será trabalhado para melhorar a presença digital, acompanhar o novo concorrentes e tornar a marca mais conhecida. Como tem mais pessoas online porque estão em casa, o trabalho do e-mail marketing poderá ser reforçado com as postagens de blog e alcançar essas pessoas. 

A oportunidade de novas tecnologias, como o WhatsApp Business, por exemplo, ajuda a melhorar uma das fraquezas do site, que são os canais de atendimento. 

É claro que esse é um exemplo muito básico, mas dá para ter uma ideia de como funciona a análise SWOT.

Caso tenha alguma contribuição ou dúvida, use o espaço dos comentários e vamos trocar uma ideia. 😉

Até nosso próximo post!

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