Como o benchmarking pode ajudar nas estratégias de marketing digital

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já ouviu a frase “mantenha os amigos perto e os inimigos ainda mais”, já tem um breve insight sobre o benchmarking. 

É claro que não consideramos a concorrência um inimigo, a comparação com o dito popular foi mesmo só para ilustrar o conceito.

O que temos que considerar fortemente é a adoção do benchmarking como estratégia para ações de marketing digital. Vamos espiar o “inimigo” e comparar com o que fazemos. 

Mas para isso, é preciso entender exatamente o que o benchmarking propõe e como utilizar essa estratégia. Para isso, abordamos neste post alguns tópicos importantes para a compreensão dessa prática. Acompanhe!

Afinal, o que é benchmarking?

pessoas fazendo análise de concorrência

Benchmarking é uma prática que consiste em fazer uma avaliação de algo baseado em uma comparação com um concorrente. Por exemplo: um supermercado avaliar porque vendeu menos que o concorrente determinado produto, que estava pelo mesmo preço. 

O que ele pode descobrir? 

  1. as ações de divulgação da concorrência são melhores, porque são bem planejadas e bem direcionadas ao público-alvo;
  2. o concorrente expôs melhor o produto em suas prateleiras;
  3. a outra empresa treinou sua equipe para que eles “lembrassem” os consumidores sobre a oferta e o preço especial do produto;
  4. a concorrência deu destaque ao produto em seu site etc.

Com essa comparação, na próxima campanha de vendas do produto X, uma maior atenção será dada às ações estratégicas que podem ser o diferencial para o sucesso das vendas. 

Assim como os resultados positivos, o que não deu certo também pode servir de exemplo. Se a concorrência direcionou uma ação que não deu certo, isso também serve como aprendizado e como um alerta de “não faça isso”. 

Por que essa análise comparativa é importante?

Primeiro pelas razões que demos acima. Segundo, porque enquanto a análise é feita, podem surgir vários insights para o negócio, e até mesmo uma brecha que pode ser a oportunidade de alavancar as vendas, de lançar um novo produto ou serviço etc. 

Tipos de benchmarking

Há seis tipos de benchmarking:

  • interno: que compara indicadores chave de performance (KPIs) dentro da própria empresa e que é bastante indicado quando se pretende estabelecer padrões de desempenho para toda a equipe;
  • externo: o que compara estratégias com outras empresas e que dá um panorama sobre como sua empresa se encaixa no mercado e quais são suas forças e fraquezas;
  • de performance: pode ser feito interna ou externamente e seu foco é em analisar métricas e estabelecer padrões de performance;
  • competitivo: o foco deste tipo é nos concorrentes diretos e mais difícil de fazer porque depende de abordar um concorrente. No entanto, quando possível, pode dar informações valiosas sobre onde sua empresa pode melhorar;
  • estratégico: externo, este tipo foca em identificar e avaliar as estratégias do concorrente que são bem-sucedidas. Serve também para ver no que o concorrente errou e não cometer o mesmo erro, ou, aperfeiçoar o processo e ter sucesso;
  • prático: também interno, este tipo ajuda a mapear processos e identificar lacunas de performance.

Benchmarking no marketing digital

No marketing digital, o benchmarking pode ajudar, por exemplo, com o conteúdo. 

Com ferramentas de SEO, por exemplo, é possível ver quais palavras-chave os demais players trabalham, o que posiciona bem e, principalmente, as lacunas de palavras-chave. Olha que oportunidade!

Também é possível identificar sites que tenham links quebrados, criar conteúdo semelhante e oferecer para repor o que foi perdido, gerando assim, uma troca de backlinks. 

Essa é uma das estratégias que usamos para nossos clientes. Isso nos permite criar conteúdos cada vez mais completos e explorar oportunidades que estão sendo deixadas de lado pelos concorrentes. 

Se você se interessou pelo tema e se quer melhorar sua posição nos buscadores, melhorar seu conteúdo, otimizar seu site e blog, fale conosco!

Até nosso próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *