Blog corporativo: como usar essa ferramenta a seu favor

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou sobre as vantagens de ter um blog corporativo?

O blog é uma das ferramentas do inbound marketing e sua função é gerar tráfego orgânico para o negócio. Caso não saiba, tráfego orgânico é o não pago, são as pessoas que chegam ao seu blog/site por meio dos buscadores, como o Google e o Bing.

O blog corporativo alinhado às estratégias de marketing digital pode levar qualquer negócio a outro nível de credibilidade no mercado.

Por isso é essencial que cada negócio tenha seu próprio blog.

O que é o blog corporativo

O blog corporativo não é nada além de um blog comum. O termo corporativo serve para enfatizar que é voltado ao negócio/à marca.

O que se deve ter bem claro é que o blog corporativo tem uma função mais informal, de abordar assuntos que possam despertar a curiosidade e o interesse do usuário. Pode criar posts com textos técnicos? Pode, claro. No entanto, não é voltado a isso.

Um exemplo: um site de máquinas agrícolas tem as informações técnicas na descrição das máquinas. Certo, e é isso mesmo. Dessa forma, o blog não precisa ter as mesmas informações. Pode, em algum momento, dentro de um contexto, citar e listá-las. mas o foco deve ser outro.

Para se chegar a uma pauta, há uma extensa pesquisa. Se nessa pesquisa foi verificado que a palavra-chave “curiosidades sobre a colheita do milho” tem um bom volume de buscas e os concorrentes estão ranqueando com ela, não há porque não criarmos esse conteúdo.

O artigo ranqueado é que vai gerar tráfego e direcionamento não só ao blog, mas ao site e às chamadas de contato com a empresa. E assim vai se criando a jornada de compra.

Outro ponto de extrema importância: a criação de um blog estabelece um canal exclusivo de comunicação com o cliente. Além disso, ele pode dar sugestões e opinar, uma excelente forma de obter insights sobre o público-alvo.

Quais resultados o blog empresarial traz ao negócio?

Dentre os principais benefícios do blog corporativo, podemos citar:

Atrair pessoas

Se você já entende a importância das ações de marketing digital, sabe que o reconhecimento de marca e a atração de pessoas são indicadores que devem ser otimizados. Assim, é importante destacar que essa é justamente uma das principais vantagens do blogging.

Segundo a Hubspot, gigante do setor, 55% das empresas recebem mais visitantes quando têm um blog. Com essa estratégia funcionando bem, sua companhia será capaz de atrair mais pessoas para os seus canais, seja o site, seja outros espaços.

Isso acontece porque sua organização terá uma máquina de produção de conteúdo rodando, com geração de valor constante para a persona do negócio. Ao tratar de diversos temas de interesse e trabalhar muito bem o SEO, as chances de seu site aparecer para o público visitante aumentarão consideravelmente.

Com mais pessoas visitando os seus endereços, as chances de conseguir conversões e contatos de qualidade também crescem exponencialmente. Desse modo, você fica próximo de alcançar os principais objetivos do Marketing.

Gerar leads

Contudo, blog não é só sobre atrair visitantes meramente: é possível gerar leads para sua empresa, de forma natural e orgânica. Isso porque os blogs envolvem estratégias para falar com os clientes de uma maneira segmentada, de acordo com suas dores e preferências, o que ajuda a convencê-los a tomar decisões e avançar no funil.

Com isso, a partir de um blog post, você consegue emails dos seus visitantes, por exemplo. No blog, é possível direcionar a pessoa para uma landing page a fim de oferecer algo em troca desse e-mail, como um e-book ou outro tipo de conteúdo que seja extremamente valioso e útil.

Diversas abordagens podem ser estruturadas para otimizar essa geração de leads. É fundamental frisar que o blog representará a base para essas oportunidades, já que viabiliza mais acessos e reconhecimento da marca.

Inclusive, novamente segundo a Hubspot, 69% das empresas admitem que o sucesso na produção de leads provém do ato de estruturar e manter um blog. Ou seja, é uma abordagem realmente efetiva.

Melhorar posicionamento no Google

Outra grande vantagem é a melhoria no posicionamento do Google. Os blogs facilitam que as pessoas vejam o seu site nas páginas de resultados, justamente por conta do trabalho com o SEO nos conteúdos e do próprio fato de criar conteúdos de qualidade e frequentes.

O mecanismo de busca entende isso e classifica o seu endereço como relevante, permitindo que seus clientes encontrem o negócio pelo site.

Essa questão é extremamente importante, como você já imagina o motivo. Os consumidores atualmente costumam sempre pesquisar na internet antes de comprarem algo, mesmo que seja em lojas físicas. 97% deles checam no Google antes de ir às lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *