Blog empresarial: por que seu negócio precisa de um?

Tempo de leitura: 4 minutos

Qual o principal objetivo do seu negócio? Ser conhecido, dar visibilidade à sua marca, vender mais, aumentar a receita, ser reconhecido no segmento… essas são algumas respostas aceitas. Para isso, é preciso adotar uma série de estratégias de marketing digital, como ter um blog empresarial.

Você ainda não tem? Então se liga! Todo mundo está na internet.

Lembrou de quando sua mãe dizia: “Você não é todo mundo!”? Esse era um daqueles momentos em que ela te desarmava, não? (Acho que todos têm essa lembrança).

Mas… sinto dizer que desta vez ela está errada, em partes. Primeiro: você precisa ser todo mundo e também estar na internet. Segundo, seguindo o conselho de mãe: é preciso se diferenciar de alguma forma.

Um blog empresarial é uma forma de se diferenciar. Parte de uma estratégia de inbound marketing, o blog dá a oportunidade de sua empresa se aproximar mais dos clientes, entre outros benefícios que vamos mostrar a seguir.

Pronto para a leitura?

Blog empresarial: 3 motivos para apostar em um

Veja agora três fortes e decisivos argumentos para a criação do blog de seu negócio:

1. Por serem informais, têm assuntos que chamam a atenção do público-alvo

O site da empresa, sozinho, não consegue dar conta de atrair a quantidade de pessoas que se quer/precisa para gerar bons leads e encaminhá-los pela jornada até a compra.

Pense que textos técnicos não atraem, apesar de servirem para informar. Mas informam sobre as características do produto e, muitas vezes, termos complicados que o leitor nem entende.

Esse papel deve ser de um artigo criativo, com assuntos relevantes para o usuário/cliente. O bacana do blog é que os artigos não precisam ser exatamente sobre os produtos os serviços oferecidos pela empresa. Isso pode ser feito indiretamente.

Um exemplo: uma indústria de panelas e outros utensílios de cozinha pode ter artigos sobre receitas, qual alimento preparar em cada panela, a importância da alimentação saudável, dicas de limpeza de utensílios de alumínio, inox etc.

Esse é o segredo do blog! Por isso atrai um público maior que o site e oferece excelentes oportunidades para a geração de leads. Sem contar que o conteúdo é todo otimizado para posicionar a marca nas primeiras posições das páginas dos buscadores.

2. Um blog auxilia no posicionamento de marca

Pense comigo: qual é a primeira coisa que uma pessoa faz quando precisa comprar algo, tirar uma dúvida ou buscar uma informação? Vai no Google, não é mesmo?

Os outros buscadores que nos perdoem, mas o Google é referência mundial e o primeiro buscador em que se pensa. Aliás, tem uma curiosidade sobre isso: você sabia que em inglês se usa a palavra “google” como verbo? Pois é, nativos de língua inglesa costumam dizer: “She googled it”, como “ela pesquisou” ou “ela procurou no Google”.

Bem, voltando ao tópico, sempre que alguém “googlar”, ou seja, pesquisar no Google sobre alguma coisa relacionada ao produto ou serviço que seu negócio oferece, ela pode chegar até sua empresa por causa de um artigo de blog.

Isso mesmo! Os artigos são totalmente otimizados com técnicas de SEO para que, ao pesquisar por determinadas palavras-chave, o consumidor chegue ao que busca.

E o que vai acontecer? As marcas que estiverem melhor posicionadas (porque têm um blog!) vão estar lá, desfilando na primeira página do Google.

3. Blog posts podem gerar resultados permanentes

Há, no marketing digital, um tipo de conteúdo classificado como conteúdo evergreen ou conteúdo perene.

É um tipo de conteúdo pelo qual sempre há buscas e eles podem gerar resultados de longo prazo. Dessa forma, esse conteúdo pode ajudar o negócio a manter um número constante de acessos e um tráfego contínuo.

Isso significa que se você investir em um blog para sua empresa e trabalhar com profissionais comprometidos e experts em marketing digital, sua marca pode, além de ganhar muita visibilidade, ficar nessa posição durante muito tempo.

Bônus: outras vantagens do blog da empresa

  • é uma ferramenta simples e de gerenciamento fácil de conteúdo;
  • conteúdos de blog são fáceis de serem consumidos;
  • é a melhor ferramenta para gerar conteúdo relevante para uma audiência em múltiplos canais;
  • possibilita o aumento da cartela de clientes e de seguidores;
  • ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente.

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Caso queira trocar uma ideia e bater um papo conosco, entre em contato que teremos muito prazer em atendê-lo.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *