Coronavírus: como preparar sua empresa e site para mudanças nos negócios

Coronavírus: como preparar sua empresa e site para mudanças nos negócios

Tempo de leitura: 4 minutos

Vivemos tempos desafiadores e incertos. Sim, o COVID-19, ou Coronavírus, é sério, e ficará pior antes de melhorar.

Se até então vivíamos com uma economia razoavelmente estável e prosperando, agora são as incertezas que nos assolam. O que vai acontecer conosco? E com nossos negócios? Com nossos trabalhos? 

Uma coisa é certa: não dá para se desesperar. Os negócios já passaram por outras crises, e agora, é questão de saúde. É preciso priorizar, mas não significa deixar os negócios de lado. Bem, pelo contrário: é hora de repensar algumas coisas, reavaliar e traçar estratégias

Lembre-se: cada desafio é uma oportunidade. Então, como preparar sua empresa para sobreviver a essa crise e sair mais forte do outro lado? Como você pode garantir seu emprego, sua renda e estabilidade financeira? E como ficam as empresas que ainda não apostam em negócios online e que precisam adotar uma nova cultura e se atualizar.

Vamos falar sobre isso!

Coronavírus: quarentena e foco nos negócios

Há alguns aspectos específicos aos quais se deve direcionar a atenção e tirar os pontos positivos e que farão diferença nos negócios. 

O que está acontecendo com os negócios?

O trabalho remoto já era uma tendência — fraca ainda, mas muitas empresas já adotavam esse sistema, mesmo que parcialmente. 

No entanto, o estado de quarentena e isolamento social por causa do COVID-19, seguindo as restrições governamentais, começa a reforçar essa tendência. Afinal, para muitos profissionais que passaram a desempenhar suas funções de casa, a modalidade de trabalho a distância é novidade e pode muito bem se transformar em algo mais efetivo.

Esse cenário pode mostrar também às empresas algumas vantagens dessa modalidade de trabalho, como motivação e uma maior produtividade do colaborador.

Além desse aspecto, as organizações mais tradicionais — e resistentes aos novos tipos de trabalho e condução dos negócios — devem tirar outro aprendizado de nossa atual situação: de que é preciso mudar e acompanhar as tendências. 

Um exemplo é na forma de fazer negócios. Mesmo que continue priorizando o relacionamento presencial com o cliente, não dá para simplesmente virar as costas ao novo, às novas formas de relacionamento. Principalmente agora, que o presencial não é possível e fazer negócios online não é mais uma opção, mas sim, uma necessidade.

A nova regra: dar todo suporte que seu cliente precisa online

B2B ou B2C, seja qual for o seu negócio, a forma de interagir com seus clientes agora é online. Pelo menos por enquanto. No entanto, quando tudo se normalizar, é bem possível que seus clientes continuem esperando a mesma qualidade de atendimento e serviços online oferecidos agora.

Isso não é ruim, pelo contrário, é mais uma forma que você tem de fidelizar e cultivar o bom relacionamento com seus clientes. 

O que você precisa agora? Adaptar-se a essa nova regra e agregar mais valor ao seu negócio. E tem mais — um bônus: marcar sua presença online é uma excelente oportunidade de aumentar seu portfólio de clientes!

Passos para preparar sua empresa e seu site para as operações online

Não vamos negar: o cenário não é dos melhores para a economia. No entanto, isso não significa que ela parou. Por isso, concentre-se nas oportunidades que essa situação traz. 

Siga estes passos:

  • procure os pontos positivos e concentre-se nas oportunidades à sua frente. Dica: use uma análise SWOT para isso;
  • certifique-se de ter, junto com sua equipe, um plano de continuidade para trabalhar remotamente pelos próximos meses;
  • tenha também um planejamento para todas as atividades comerciais online que sua empresa pode oferecer;
  • teste e audite seu site agora. Verifique se ele está configurado para atender seus clientes online de forma eficiente e eficaz. 

Se precisar de ajuda, você pode contar com a Soub Digital, especialista em ajudar marcas de pequeno e médio porte a se aproximarem de seus clientes e a se tornarem fortes através de estratégias digitais.

Faça isso agora e você sairá dessa crise como uma empresa mais forte, com você pessoalmente liderando o caminho.

E enquanto trabalha de casa, tome os cuidados necessários para se prevenir do COVID-19. Veja no infográfico algumas informações e alguns canais que podem mantê-lo sempre informado:

Compartilhe com quem você acha que se interessará por essas dicas para os negócios!
Até nosso próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *