10 curiosidades sobre marketing digital que você precisa saber

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As curiosidades sobre marketing digital não são apenas informações sobre como esse elemento ajuda os negócios.

São, sobretudo, tendências, dados e estatísticas que podem, inclusive, gerar muitos insights para o trabalho em cima da marca e de sua presença digital.

Saber em que apostar facilita alcançar a audiência e trilhar o caminho mais certo para alcançar os objetivos do negócio, seja qual for seu tipo, porte ou segmento.

Quer conhecer algumas dessas tendências ou curiosidades? Continua a leitura!

10 dicas e curiosidades em marketing digital que você precisa conhecer

1. SEO continua sendo importante

SEO como principal ferramenta de marketing digital

Eventualmente, a importância de SEO é questionada, principalmente quando se sabe que os robôs do Google estão cada vez mais “inteligentes”. Em função disso, não basta mais sites e blogs terem conteúdos somente otimizados. É preciso se preocupar também em oferecer um conteúdo relevante e com autoridade.

No entanto, isso não significa que o SEO ficou de lado. Pelo contrário, deve somar forças ao que chamamos e E-A-T:

  • E: expertise (especialização)
  • A: authoritativeness (autoridade)
  • T: trustworthiness (confiança)

Tudo é fator de rankeamento, não esqueça disso.

2. O e-mail marketing não morreu

O e-mail marketing não morreu

Outro elemento que já foi vítima de calúnias e difamação (rs…) foi o e-mail marketing. É fato que ele passou a dividir a atenção de profissionais e agências de marketing com outros elementos que surgiram ao longo dos anos. No entanto, continua sendo uma das ferramentas mais efetivas de marketing Digital.

De acordo com a pesquisa “Qualidade das bases de emails no Brasil“, da SafetyMails,

O e-mail marketing apresenta infinitas possibilidades de relacionamento com leads e clientes, permitindo interação direcionada, alto nível de monitoramento do comportamento dos destinatários e o retorno sobre investimento mais alto das mídias de marketing digital.

Há muitas estatísticas que mostram o poder do e-mail marketing. A Rock Content compilou mais de 100, em categorias, reunindo dados de várias outras agências renomadas. Ou seja, se o e-mail marketing passou mal, ele pode até ter ido para a UTI, mas voltou mais forte do que nunca.

3. Blogs e conteúdo ainda são reis

Conteúdo continua sendo a melhor estratégia do marketing digital

Se você nunca ouviu ou leu a citação “o conteúdo é rei”, pode ser considerado redator/produtor de conteúdo nutella e não raiz (brincadeirinha!).

Na verdade, aqui há duas curiosidades sobre marketing digital:

  1. a de que gerar conteúdos que as pessoas querem ler e ter um blog continua sendo uma excelente ferramenta de marketing digital;
  2. a da origem da frase: foi Bill Gates que, em meados dos anos 90 escreveu um artigo no blog da Microsoft, com esse título. No entanto, parece que quem realmente cunhou a expressão foi Sumner Redstone, é claro, dentro de seu contexto. Redstone e sua família são donos da CBS, MTV, Viacom, Paramount e outros empreendimentos.

Seja qual for a história ambos deram início ao movimento “conteúdo é rei” que ilustra a importância de levar informação e conhecimento ao público.

4. O Linkedln aparece como tendência em canais de marketing digital

O linkedin começa a se tornar um grande canal de marketing digital

Na pesquisa “Perspectivas Mercado Digital 2020” da MLabs, o Linkedln aparece como um dos canais para estratégias digitais. Dessa forma, a rede, conhecida pelo sua característica profissional, é um dos potenciais aportes de investimentos em marketing digital neste ano de 2020, segundo a pesquisa.

5. Textos atraem mais do que imagens

Texto atrai mais que imagens

É sabido que imagens são excelentes estratégias para atrair leitores e também para não tornar a leitura muito maçante. No entanto, segundo o site Dreamgrow, em uma postagem intitulada “15 fatos que você deve saber sobre pessoas que visitam websites“, embora amem fotos, a maioria das pessoas simplesmente “passa os olhos” por elas.

Além disso, deixa uma dica: “Se você realmente precisa transmitir a um leitor ou a um potencial lead, é muito melhor fazê-lo via texto”.

É claro que as imagens também são importantes, esse ponto indica, na verdade, que não se deve apostar somente em imagens e pouco texto. Deve haver um equilíbrio. Além disso, é indicado que a cada tópico, tenha uma imagem.

Mais 5 curiosidades:

  1. mensagens personalizadas: personalizar o email e enviar mensagens com o nome de quem vai receber pode aumentar em até 14% a taxa de cliques;
  2. o trabalho nas mídias sociais é essencial para o fechamento de novos negócios e na captação de novos clientes;
  3. os celulares são apontados como o principal canal de decisão e compras, assim, se a empresa não possui um aplicativo, deve apostar em ferramentas como o WhatsApp Business;
  4. infográficos são ótimas estratégias para SEO e, se informativos ou com descrição de produtos, podem aumentar em 12% o crescimento de pedidos;
  5. o marketing digital é a saída para o enfrentamento da crise causada pela pandemia.

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