Estratégias de marketing digital em tempos de crise

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Tempos difíceis pedem soluções estratégicas. Tudo que aprendemos sobre estratégia, seja em nossa graduação e com experiências de vida, está sendo posto à prova no momento atual. Por isso, estratégias de marketing digital serão fundamentais para centrar os negócios. 

Estamos vivenciando tempos incertos e de preocupações, no entanto, é preciso ir atrás de soluções. Mesmo enquanto estamos de quarentena por causa do Coronavírus, não podemos parar.

Apesar de todas as incertezas, uma coisa é certa: há uma nova era chegando. E nem vamos falar de mudanças profundas, até porque nem temos como prever o impacto. No entanto, uma coisa ficou bem clara: empresas sem presença digital são as que terão mais dificuldades para retomar os negócios. 

Esse é o primeiro foco de nosso artigo. O segundo é o que as empresas devem fazer para direcionar suas campanhas ao público certo e como fazer isso da melhor maneira. 

Siga lendo o artigo, tem muito conteúdo bacana!

Estratégias de marketing digital essenciais no momento atual

Seja qual for a situação de sua empresa hoje, o cenário pede uma boa análise e continuidade das ações de inbound marketing – ou do começo das mesmas.

Empresas que ainda não estão online

Vamos começar com quem não está inserido no mundo digital ou que ainda não desenvolve ações de marketing digital. 

Se antes de a pandemia causar esse hiato na maioria dos negócios já era essencial marcar seu território digitalmente, imagine agora. Ou seja, uma das ações necessárias é pensar estrategicamente em sua presença digital. 

Que ações são essas? Criar um blog, ter sua empresa nas redes sociais e campanhas de email marketing são exemplos. 

É a hora de você falar com um especialista em gestão digital — marketing digital, inbound marketing e tudo que envolve ter seus negócios presente na era digital. 

Empresas que já estão online 

Para empresas que já têm seu nome no meio digital, vamos usar 5 perguntas que, segundo o Google, são essenciais nessa hora, para reestruturar estrategicamente os negócios. 

Segundo o maior buscador mundial, são esses questionamentos que guiam suas equipes de mídias em tempos de COVID-19: 

  1. Essa campanha parece adequada levando em conta o contexto atual e o mercado local?
  2. Ainda que essa campanha tenha sido aprovada no mês e/ou semana passada, faz sentido mantê-la no ar neste momento e no contexto atual?
  3. Todos os elementos criativos são relevantes e apropriados para esta nova realidade?
  4. Quais são as marcas, produtos ou campanhas mais relevantes que nossa mídia pode apoiar no momento? Para isso, precisamos mudar nossos investimentos?
  5. De que maneiras nossa marca — e até mesmo os nossos próprios canais de mídia — podem ser úteis para pessoas e empresas neste momento delicado?

De posse das informações resultantes dessa análise, será possível continuar com as ações/campanhas e estratégias de marketing digital, agora dentro de um contexto mais atual. 

Uma coisa você deve ter em mente: não é momento de parar. Agora, mais do que nunca, o meio virtual lhe dá oportunidades de manter os negócios em andamento e com visibilidade online.

Para isso, os gestores devem contar com a expertise de agências como a Soub Digital, o apoio essencial nesses tempos de turbulência.

Dicas estratégicas para se preparar para o pós-pandemia

Outros momentos de crise já foram enfrentados por nós. Quem já passou, sabe que normalmente a volta é acelerada e com muitas oportunidades. Por isso, empreendedores devem ter claro quais seus objetivos, seu papel na vida dos clientes e novas soluções para melhorar sei faturamento.

Agora é o momento de preparar a terra e semear e preparar tudo para uma boa colheita. Então o que deve ser feito agora?

  • converse com seus clientes e consumidores potenciais, entenda o que eles precisam e ofereça seus serviços;
  • analise possíveis mudanças estruturais e veja quais processos você pode, ou deve, mudar depois da crise;
  • defina quais ajustes precisará fazer em sua empresa;
  • defina os meios pelos quais vai se comunicar com seus potenciais clientes (principalmente se você é aquele caso que ainda não tem ações digitais);
  • use e abuse do benchmarking e veja o que a concorrência está fazendo de bom e cujo exemplo você pode seguir.

Caso você não tenha uma equipe interna para isso, saiba que pode contar com a Soub Digital. Nossa agência pode fazer isso por você a ajudar sua empresa crescer.

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Até o próximo!

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