Featured snippet: como otimizar para a posição zero do Google

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é featured snippet e o que esse elemento tem a ver com produção de conteúdo? Tudo! Eles podem colocar a sua empresa em destaque na página do Google. 

Há tempos que se produz conteúdo com foco na primeira posição orgânica do Google. Verdadeiras acrobacias são feitas para disputar o primeiro lugar na SERP, a página de resultados do buscador. 

No entanto, estar na liderança do ranking de buscas já não basta, pois existe outra posição que desafia conteudistas, redatores e especialistas em SEO, SEM etc. a conseguirem a posição que está acima da número 1: a posição zero.

Quer saber mais sobre isso? Continue sua leitura, você certamente vai adorar este artigo. 

Featured snippet: como otimizar para conseguir a posição zero

técnicas de seo para otimizar sites e blogs

Certamente você já deve ter reparado que o Google dá, muitas vezes, uma resposta direta a uma pergunta feita em sua página. Um parágrafo ou uma lista, por exemplo, “dentro de uma caixinha”. É disso que falamos: o featured snippet, em tradução livre “trecho em destaque”.

Esse resultado traz a resposta ao questionamento — na verdade à palavra-chave usada na pergunta — e, veja só, independe da posição do site ou blog na SERP. É isso mesmo, a posição zero nem sempre é de quem está na primeira página da SERP.

Por que isso acontece? Porque os algoritmos do Google puxam a melhor resposta, a que está mais otimizada e que responda de imediato a dúvida do leitor.

Existem várias formas de otimizar o conteúdo para entrar na corrida para a disputada posição zero. Veja a seguir dois exemplos.

Esta leitura também pode interessar a você: Rich Snippets: como otimizar seu site?

Como otimizar conteúdo com featured snippets

Snippet de parágrafo

É um trecho do conteúdo na íntegra, que responde ao usuário de forma direta: o que é, como fazer etc. O Google pode puxar esse trecho do início do artigo ou de algum tópico, logo após um subtítulo. 

Não há um tamanho padrão e exato para o trecho, mas não deve ultrapassar 40 palavras. 

Veja um exemplo: 

O que é featured snippet

Snippet de lista

As listas também são as queridinhas do buscador. Podem ser listas numeradas ou bullet points, logo após um subtítulo.

Veja um exemplo:

snippet de lista

Neste caso, foi colocada uma lista logo de cara, no início do artigo, veja:

featured snippet em lista

Outros tipos de conteúdos que têm potencial para ir para a posição zero são receitas, tutoriais, tabelas comparativas e de preços; dentre outros.

Para finalizar: não há uma fórmula certa para colocar seu site em destaque na posição zero. O ideal é, sempre que criar conteúdo, tentar otimizar seguindo nossas dicas.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe!

Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *