Gerenciamento de redes sociais: por que sua empresa precisa disso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das estratégias dentro do marketing digital é o gerenciamento de redes sociais. Afinal, esses espaços concentram potenciais clientes.

Embora muitos produzam seus próprios conteúdos e gerenciem seus perfis comerciais, administrar as redes sociais é bem mais do que planejar postagens, checar curtidas, verificar e responder comentários.

Além disso, há outro fator que compromete o uso das redes sociais para relacionamento com o cliente e vendas: a falta de tempo.

Por isso, existe a função do social media, o profissional especializado em mídias sociais. E também por isso, esse é um dos serviços oferecidos pelas agências de marketing digital.

Que tal saber mais sobre o gerenciamento de redes sociais e o papel do social media? Continue a leitura!

Como funciona o gerenciamento de redes sociais?

Para que se consiga um melhor proveito com o marketing em redes sociais, empresas devem considerar a contratação de agências e profissionais especializados na produção de peças e análises de resultados.

Agências costumam ter o pacote completo de inbound marketing, sendo a gestão de mídias sociais uma das estratégias.

Para isso, contam com um social media em sua equipe. O papel desse profissional é:

  • planejar e programar as postagens dentro de um calendário editorial;
  • gerenciar a ferramenta de agendamento;
  • produzir as peças (imagem, texto e/ou vídeo), geralmente com apoio de um designer;
  • enviar peças e legendas para aprovação do cliente;
  • acompanhar todos os perfis e responder comentários;
  • monitorar assuntos mais falados nas redes e também hashtags;
  • analisar dados de cada rede e produzir relatórios.

Essas tarefas são, normalmente personalizadas às necessidades dos clientes e negociadas em cada contrato. Isso porque há algumas coisas que são feitas pelas equipes internas das empresas, como responder a comentários, por exemplo, e qualquer outro tipo de relacionamento com o cliente.

Por que contratar a gestão de suas redes sociais?

Com o que viu até aqui, pode perceber a complexidade que é trabalhar com redes sociais. Por isso é importante pesar a importância de entregar tanto redes sociais quanto o restante do inbound marketing a agências digitais.

As vantagens são inúmeras, dentre elas o crescimento orgânico do perfil/página por meio da criação de conteúdo original e relacionado à persona.

Importante salientar que quando falamos em “negócio” ou “empresa” também nos referimos a profissionais liberais, como dentistas, médicos, professores, nutricionistas etc., sobretudo pela falta de tempo desses profissionais para fazer o gerenciamento de redes sociais.

Seu negócio não está nas redes sociais?

Apesar de a presença nas redes sociais já ser algo bem comum a todo o tipo de negócio, ainda há quem não trabalha essa presença.

Sem dúvida, é porque ainda não se convenceu do poder que a mídia social tem. Seja como for, é hora de começar a reforçar a presença online, se aproximar de seu público e, principalmente, não perder para a concorrência.

Sendo assim, é hora de falar com um de nossos consultores e compreender tudo que nossa agência pode fazer pelo seu negócio, tanto no gerenciamento de redes sociais quanto nos demais produtos de inbound marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *