Google Meu Negócio: 5 dicas para maior visibilidade de sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

O que o Google Meu Negócio pode fazer pela sua empresa? Na verdade, você sabe exatamente do que se trata?

Bem, esse é o tópico de nosso post de hoje. Continue a leitura e descubra tudo que essa ferramenta do maior mecanismo de buscas mundial pode fazer pelo seu negócio. 

Além dos benefícios, entenda como criar e como nossa agência de marketing digital pode ajudar. 

importância do google meu negócio

O que é o Google Meu Negócio? 

O Meu Negócio do Google é uma ferramenta que permite que as empresas insiram a localização do seu negócio e gerenciem sua presença na internet.

É gratuita e, sem trocadilhos, coloca sua empresa no mapa, pois a sua localização passa a aparecer no Google Maps. 

O Meu Negócio faz parte do marketing local, uma das estratégias do marketing digital. É por esse meio que, em um primeiro momento, são direcionados os consumidores locais. 

Tendo sua empresa no Meu Negócio, a marca ajuda seu público-alvo a encontrá-lo de forma mais rápida, além de possibilitar que o consumidor conheça a história da marca. 

É preciso ter essa visibilidade? É necessário! Ninguém deve ficar fora do radar de potenciais clientes, sobretudo se a concorrência está comprometida em garantir seu lugar. 

É preciso estar visível ao público, neste caso, ao que está perto do seu negócio e que pode ser o grande diferencial em suas vendas. 

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio ?

O Meu Negócio do Google oferece muitas vantagens para as empresas. Elencamos as três principais, para que você entenda um pouco mais sobre o que falamos:

Vantagem n° 1: Proporciona uma ótima interação com o consumidor

Os clientes podem fazer avaliações na página do Meu Negócio Google. Dessa forma, a empresa pode administrar e interagir com seu público-alvo. Lembrando que avaliações são ótimas para influenciar outros potenciais clientes, assim como para tirar informações valiosas sobre seus produtos, serviços ou performance de negócios. 

Além disso, há a possibilidade de a empresa colocar imagens, o que, além de atrair clientes, também promove aumento nas vendas, segundo informações do próprio Google. Quer ver?

  • 62% dos usuários/potenciais clientes preferem imagens que mostrem o interior da loja/empresa;
  • empresas com informações completas transmitem mais confiança e têm 78% de chances de serem muito bem vistas pelos usuários;
  • 41% de pesquisas sobre o negócio no Google Maps rendem uma visita à loja/empresa;
  • 29% é a porcentagem que representa as chances de incentivar os clientes às compras. 

Não tem como ficar de fora, não é mesmo?

Vantagem n° 2: Conquistar mais clientes para a loja física ou site

Estar visível na internet e, principalmente, na “vizinhança” é uma excelente forma de conquistar mais clientes. 

Ao aumentar o alcance da marca, aumenta também os potenciais clientes. Além disso, se a ficha de sua empresa no Google Meu Negócio estiver bem completa, o consumidor se interessa muito mais pelo que você oferece. Também as avaliações deixadas pelos clientes são importantes, pois transmitem mais confiança à sua marca. 

Tem que lembrar de deixar a ficha com todas as informações necessárias e úteis aos usuários. A empresa consegue administrar tudo que pode ser visualizado sobre o negócio, como horário de funcionamento, endereço do estabelecimento, redes sociais, site, telefone, se a loja tem serviço de entrega ou se o produto deve ser retirado no local etc. 

Vantagem n° 3: sua marca se torna bem mais conhecida

Com tudo otimizado, um perfil completo, boas imagens e informações essenciais do negócio, o Google não tem outra coisa a fazer senão colocar a marca em posição de destaque nas páginas de busca. 

Assim, acontecerá um aumento no alcance da marca, a tornando mais conhecida e  fazendo com que mais pessoas a conheçam. 

Qualquer empresa pode ter uma ficha no Meu Negócio Google?

Segundo as diretrizes do Google para essa ferramenta: “…os Perfis de empresas no Google Meu Negócio só podem ser criados para empresas que atendem no local do cliente ou que têm um lugar físico que as pessoas possam visitar.”

O objetivo do Meu Negócio é deixar clientes mais próximos das marcas, sobretudo durante o horário comercial. 

É importante enfatizarmos que uma agência de marketing digital faz essas configurações e otimizações. Isso, aliás, faz parte do pacote de serviços de inbound marketing que elas disponibilizam aos clientes. 

Por exemplo, se você estiver na capital goiana, uma agência de marketing digital em Goiânia é quem vai fazer isso para sua empresa, além de todos os demais serviços relacionados a inbound marketing. 

Além de tudo isso que já falamos até aqui, há outro fator que deve ser considerado: manter a visibilidade de seu negócio. De nada adianta fazer tudo certo e depois deixar de lado o Meu Negócio Google. 

Mas o que fazer para aumentar a visibilidade da marca cada vez mais? Temos dicas! Acompanhe. 

Como dar visibilidade ao Google Meu Negócio: dicas essenciais

1 – Forneça descrições bem detalhadas

Quanto mais informações tiver na ficha do Meu Negócio do Google, mais visibilidade terá o seu negócio.

Por isso lembramos: informações sobre o negócio nunca são demais. Quanto mais você contar sobre sua empresa, mais chances tem de atrair clientes. 

Então aposte em dados como: tempo de negócio, diferenciais que oferece, quais produtos e serviços disponibiliza, qual o diferencial frente à concorrência etc.

2 – Atualize o seu perfil

Vamos iniciar as nossas dicas falando da importância de atualizar o seu perfil constantemente. Verifique o horário de funcionamento, endereço e telefone de contato.

Imagina a seguinte situação. O seu negócio informa no Google que está funcionando aos sábados, até às 18 horas. Quando o consumidor chega ao estabelecimento, a sua loja está fechada. Sem dúvidas, o cliente ficará frustrado e poderá avaliar negativamente o seu negócio no Google. 

3 – Incentive os clientes a avaliar a sua empresa

No Meu Negócio Google, as avaliações dos consumidores são muito importantes. Por isso, estimule os compradores a contar como foi a experiência com a sua marca. Diversos estudos já comprovaram que os clientes têm o hábito de adquirir um produto ou fechar um negócio quando tem um contato com análises positivas sobre uma empresa. 

Após as avaliações dos consumidores, procure responder os clientes. Em caso de avaliações positivas, agradeça a avaliação. Em caso de avaliações negativas, procure entender o problema e mostre quais são as soluções que serão oferecidas pela empresa. 

4 – Faça publicações constantes sobre a sua empresa

Uma funcionalidade bastante interessante no Meu Negócio Google é a possibilidade de fazer publicações sobre a sua empresa. Esse processo pode ser feito por meio de textos, vídeos, imagens e até eventos. 

As publicações precisam ser constantes porque elas permanecem ativas somente por uma semana. Por isso, reserve um período em sua agenda para cuidar desse tipo de conteúdo. É uma ótima dica para garantir um diferencial competitivo no mercado. 

5. Crie um FAQ de perguntas e respostas

Você também pode desenvolver uma seção de perguntas e respostas no Meu Negócio Google. Nela, é possível tirar as principais dúvidas dos clientes. Dessa forma, você aumenta a interação com os usuários que podem se tornar consumidores da marca pelos próximos dias. 

Um dos erros mais comuns entre os proprietários da página é apenas habilitar essa função no Google Meu Negócio. Para utilizar essa funcionalidade com mais assertividade, recomendamos filtrar o conteúdo que está disponível para os visitantes.

Dessa forma, você consegue eliminar respostas repetidas ou aquelas que não são adequadas para a sua audiência. 

Para finalizar: conte com a Soub Digital para ajudar sua empresa a crescer. Entre em contato com nossos consultores e encontre a solução ideal para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *