Growth hacking de conteúdo: como conseguir resultados efetivos

Tempo de leitura: 3 minutos

O growth hacking já é uma tendência conhecida quando se fala em negócios digitais. 

Se você ainda não sabe o que é growth hacking, relaxe, vamos explicar.

Trata-se de uma combinação de técnicas que ajudam com o reconhecimento de marca e com o aumento das taxas de conversão, de forma mais acelerada. A combinação inclui mídia social, marketing viral e SEO. 

Dessa tendência surgem derivados, como o growth hacking de conteúdo, que foca no potencial do marketing de conteúdo para chegar aos resultados esperados pela empresa, ou seja, converter leads e esses em oportunidades. 

Grosso modo, o growth hacking de conteúdo é: prestar atenção ao que está funcionando e encontrar uma maneira de replicar esse sucesso. Mas como fazer isso? Bem, preparamos algumas dicas neste artigo. Boa leitura!

O básico sobre growth hacking de conteúdo

O conteúdo é uma das partes mais fáceis de serem otimizadas, além de ser o elemento essencial das táticas do marketing de conteúdo — ou seja: é a munição para a guerra.

Para trabalhar esse conceito no conteúdo, é preciso ser criativo e inovador. Sabe aquele papo de “pensar fora da caixinha”? Pois é, isso mesmo. 

O segredo é ir atrás de “hacks” que podem ser usados para que seu negócio atraia mais compartilhamentos sociais e direcionar mais tráfego ao site, aumentando a taxa de conversão.

Assim, se sua empresa ainda não produz conteúdo, se ligue! É hora de começar um blog, entregar conteúdo de qualidade, se fazer presente nas redes sociais etc. 

Tenha em mente que o marketing de conteúdo é mais eficaz que outros canais e que, mesmo com um orçamento apertado, você pode começar com essa ferramenta. 

Dicas de growth hacking de conteúdo

  • Esteja sempre antenado às novidades em sua área e tão logo elas surjam, colocá-las no ar. Se você tem uma loja de games, por exemplo, e estão todos ansiosos pela divulgação de um novo jogo, fique bem ligado nas notícias sobre o tema e tente ser um dos primeiros a publicar sobre quando o jogo vai ser lançado. 
  • SEO: não pense que porque aprendeu sobre SEO em algum momento até aqui, você conhecerá as técnicas para sempre — as que aprendeu sim, mas o SEO é dinâmico. O Google está sempre mudando seus algoritmos, então é preciso acompanhar essas mudanças e tirar proveito delas.
  • Analise dados: você tem ferramentas diversas para analisar a performance dos conteúdos já publicados. Use o Google Search Console, o Analytics e qualquer outra ferramenta que lhe dê informações sobre isso. Com base nas publicações que mais deram acessos você pode elaborar uma ótima estratégia para novos conteúdos. 
  • Faça benchmarking: pesquise o que seu concorrente está fazendo e tire disso as melhores experiências. Se está dando certo para seu concorrente, pode ser uma boa ideia para você reinventar ou adicionar diferenciais e ganhar mais espaço no mercado.

Acompanhar os dados: esse é o segredo para fazer as apostas em conteúdo. Caso você não tenha uma equipe interna para isso, saiba que pode contar com a Soub Digital. Nossa agência pode fazer isso por você a ajudar sua empresa crescer.

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Nos vemos no próximo post!

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