Home office: 5 dicas e práticas para garantir a produtividade

Home office: 5 dicas e práticas para garantir a produtividade

Tempo de leitura: 6 minutos

Home office é uma modalidade de trabalho em que a pessoa desempenha suas funções a partir de casa. Esse tipo de trabalho virou tendência após a popularização da internet e se consolidou fortemente na última década. 

Trabalhar em casa é uma escolha feita por muitas pessoas que optam pelo trabalho freelance ou para quem trabalha em empresas que oferecem essa possibilidade.

No entanto, estamos passando por um momento delicado, em situação de quarentena por causa da pandemia, causada pelo COVID-19, ou o Coronavírus. Assim, a modalidade de trabalho home office se estendeu a todo trabalhador brasileiro cuja ocupação permite que ele trabalhe de casa. 

Dessa forma, enquanto para uns é normal desempenhar funções remotamente, para quem está em casa por causa da quarentena e não tem familiaridade com esse tipo de trabalho pode estar sendo um pouco mais difícil. 

Por isso criamos este artigo, com dicas e práticas para que o home office funcione bem durante esse período longe do escritório. 

O que é home office?

Home office é uma modalidade de trabalho em que a pessoa desempenha suas funções a partir de casa. Esse tipo de trabalho virou tendência após a popularização da internet e se consolidou fortemente na última década. 

Home office é a mesma coisa que trabalho remoto?

Home office e trabalho remoto são coisas diferentes, apesar da relação. O home office é um tipo de trabalho remoto, mas diz respeito também a qualquer função que a pessoa desempenhe em casa, como produção de doces e salgados, serviços de costura e outros. 

Já o trabalho remoto é o desempenhado a distância, e pode ser feito tanto em casa, quanto em espaços de coworking, em um café etc. 

Há várias funções desempenhadas de forma remota, como:

Quem atua nessas áreas geralmente tem familiaridade com métodos e ferramentas que facilitam o trabalho — o que não significa que não possa se beneficiar com nossas dicas. 

Para quem é novidade, nossas dicas ajudarão bastante a melhorar a produtividade e a se adaptar melhor ao formato de trabalho em casa. 

Vantagens do trabalho home office

O trabalho em home office, como todo tipo de trabalho, tem vantagens e desvantagens. No entanto, no momento é uma saída encontrada para que as pessoas consigam ficar em casa, por causa do COVID-19. 

Então, para ajudar quem está de novato nessa modalidade e reforçar para quem já é veterano, vamos abordar as vantagens:

Flexibilidade

Uma das maiores vantagens do trabalho home office é a flexibilidade de horários, com autonomia para programar tarefas e horários de trabalho.

É claro que quem tem um trabalho formal e está trabalhando em casa por causa da quarentena, certamente precisará estar online em horário comercial. Mesmo assim, há vantagens. Pense: em vez de levantar 5 ou 6 da manhã para organizar tudo e chegar até o trabalho, pode acordar minutos antes de o horário comercial começar. Super vantagem: não chega cansado nem estressado ao trabalho por causa do trânsito.

Qualidade de vida

Trabalhar em casa faz render algumas horas para dedicar à família, a hobbies, atividades físicas ou qualquer outra atividade que você gosta. Até o horário do almoço é mais valorizado, pois você não precisa almoçar rápido para voltar ao trabalho. 

Sustentabilidade

Olha que bacana! O trabalho home office também promove a sustentabilidade, ou seja, você desempenha suas funções e também ajuda o planeta. Isso porque menos veículos nas ruas significam menos poluentes no ar. Seja permanente seja temporário, você está contribuindo com a sustentabilidade. 

Principais desafios do trabalho home office

Para garantir que você consiga ser produtivo e dar conta de suas tarefas, vamos dar algumas dicas para que os desafios do home office não sejam um problema para você.

1. Tenha um espaço exclusivo para o trabalho

Se você não tem um escritório em casa, destine um espaço e o transforme em um. Certifique-se que seja um local tranquilo da casa — se você mora com a família, opte por um espaço com pouco trânsito de pessoas e com poucas chances de interrupção.

Organize esse espaço com tudo o que você precisa para desenvolver seu trabalho, assim poderá focar na tarefa sem precisar ir a outro local pegar algum material que precise.

Certifique-se também de ficar longe de distrações. Tem uma janela que dá para um local movimentado? Tem uma televisão perto? Escolha outro espaço.

2. Livre-se dos desperdiçadores de tempo

Um desperdiçador de tempo é qualquer coisa que tire seu foco e sua concentração da tarefa.Veja alguns dos mais comuns:

  • desorganização;
  • indefinição de objetivos e prioridades;
  • reuniões improdutivas;
  • distrações no celular e na internet;
  • interrupções constantes;
  • pausas e intervalos demorados.

3. Use ferramentas de administração de tempo

Administrar o tempo é uma excelente forma de focar a disciplinar seu trabalho. Há um método, conhecido como Método Pomodoro, que é excelente para isso. Ele estipula que se trabalhe por 25 minutos e faça 5 minutos de pausa. É uma maneira simples de mantê-lo focado em curtos espaços de tempo, e quando você vê, a tarefa está concluída — ou bem avançada. 

4. Não trabalhe na cama

Cama é um convite ao descanso, então evite trabalhar nela. Lembre-se que apesar de você estar em casa, nesse tempo que você desempenha suas tarefas, você é um profissional, e deve se portar dessa forma. 

5. Nada de pijama e pantufa

É claro que não há um dress code engessado quando se trata de trabalhar em casa. Ninguém vai exigir que você use uma vestimenta formal. No entanto, trabalhar pijama ou de pantufa também não é ideal. 

As roupas têm influência sobre o nosso comportamento e podem resultar em desleixo no trabalho, mesmo que inconscientemente. A dica? Vista-se como se fosse para o trabalho, sem a formalidade, mas não use roupas que você vestiria para o trabalho.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas. Se tiverem algo a adicionar, sugestões ou dúvidas, use o espaço dos comentários para se expressar.

Continue acompanhando nosso blog, pois traremos muitos temas interessantes.

Até nosso próximo encontro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *