Leads: importância, exemplos e como gerar

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Você sabe que são leads e por que eles são importantes?

Leads são todos os usuários que se interessam por determinado assunto que sua empresa compartilha no blog ou pelas redes sociais, por exemplo. Esse assunto é relacionado a determinado produto ou serviço que sua empresa oferece.

No entanto, esses usuários só se tornam leads a partir do momento em que fornecem espontaneamente um forma de contato, normalmente o e-mail. A partir disso, se inicia um relacionamento com a empresa/marca.

Ao começarem esse relacionamento, as marcas têm um objetivo bem específico: tornar o lead um cliente fiel.

De forma resumida: leads são oportunidades de negócios.

A importância dos leads

Desde que a internet mudou o comportamento de compra de consumidores, as empresas ganharam um novo desafio: estarem online e competitivas.

Os consumidores estão em toda parte: blog, lojas virtuais, redes sociais, aplicativos e sites. Ou seja, estão por todo o lado. A melhor parte? São potenciais compradores.

Isso nos leva ao trabalho feito pelo marketing digital e uma de suas mais potentes ferramentas: o inbound marketing.

Por meio deles é que as marcas chegam aos seus leads, que são captados, nutridos e encaminhados ao longo do funil de vendas até que efetuem a compra.

Por isso os leads são importantes. Porque gerar leads é a melhor maneira de conquistar novos clientes. Mas, não podemos esquecer do trabalho que deve ser feito para fidelizar os que já compraram.

Como transformar um visitante em lead?

Há várias formas de transformar um visitante em lead.

Veja um exemplo: Marina adora decoração de ambientes e quer algumas dicas para decorar sua sala de estar.

Ela então faz uma busca no Google para ter algumas ideias e acaba clicando em um artigo que tem o título: “10 dicas de decoração para deixar sua sala mais aconchegante”.

Marina lê o artigo, gosta e percebe que é exatamente o que ela busca. Ao final, ela é convidada a assinar uma newsletter para receber conteúdos semanais do blog. Assim que assina, ela se torna um lead.

Ao longo desse exemplo, você notou o que fez Marina se tornar um lead? Conteúdo relevante. Ela encontrou o que procurava – e melhor: gostou do que encontrou. O artigo deu as ideias que ela precisava.

E o que fez ela assinar a newsletter? Acreditar que a empresa/marca tem mais a oferecer.

É claro que isso teve todo um trabalho de otimização por trás, como a qualificação da chamada e adequação à persona.

Quando um lead se torna qualificado?

Os leads podem se tornar qualificados de duas formas, dependendo do seu nível de engajamento:

MQL

O lead que recém assinou uma newsletter, por exemplo, é um MQL – Marketing Qualified Leads, traduzido: leads qualificados para o marketing.

Esse lead ainda não está preparado para receber ofertas. Ele deve ainda ser educado pela equipe de marketing, ou seja, deve receber conteúdos por e-mail, convites para webinars, materiais ricos e outros.

Depois de nutridos, podem seguir no funil para a próxima etapa.

SQL

SQLs (Sales Qualified Ledas) são os leads qualificados para vendas. São aqueles com altos índices de engajamento.

Nesse altura, esse lead deve receber o contato de um colaborador do time de vendas ou ofertas por e-mail.

Leads x prospects

Apesar de “lead” e “prospect” serem usados como sinônimos, há um aspecto que os diferencia no marketing.

O lead é quem teve seu primeiro relacionamento com a marca. Ele pode até avançar no relacionamento, mas enquanto não der o próximo passo, ainda é lead.

Por outro lado, o lead que entra em contato em algum momento, se torna um prospect.

Veja um exemplo:

Uma empresa de turismo está com uma campanha para um cruzeiro de final de ano. Ela já tem uma landing page, divulgações diversas em mídias sociais, disparos de e-mail marketing, dentre outras ações.

Logo após o primeiro e-mail enviado, a empresa já conseguiu identificar quem se interessou para visitar a landing page. Essas pessoas se tornaram leads.

No entanto, outras enviaram mensagens para a central de reservas, assim que acessaram a página. Essas são os prospects.

Sendo assim, os prospects são os que estão mais próximos de fechar um negócio (que pode acontecer ou não).

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Nos vemos no próximo post!

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