Marketing 4.0: como esse conceito mudou a publicidade

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Você sabe o que é Marketing 4.0, como esse conceito evoluiu ao longo de décadas e por que é fundamental para o crescimento da sua empresa?

O marketing 4.0 surgiu por causa do avanço tecnológico, que, por sua vez, provocou profundas mudanças na sociedade e nas pessoas enquanto consumidoras.

Esse avanço aconteceu — e continua acontecendo — em uma velocidade muito rápida. Dessa forma, essa revolução digital impacta cada vez mais na forma como as marcas se relacionam com seu público-alvo.

Entenda mais e aproveite as dicas para sua aplicação nos negócios. Continue sua leitura.

Mas o que é Marketing 4.0?

Vamos conceituar o marketing 4.0 com as de Philip Kotler, referência quando se trata de marketing:

O Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital.

Em outras palavras, o que o mestre nos diz é que o marketing 4.0 traz uma nova fase em que o grande desafio é conseguir envolver cada vez mais usuários que estão nos relativamente novos canais, que são as mídias digitais.

A cronologia do marketing

Sempre é bom relembrar como conceitos metodologias e áreas evoluem, não é mesmo? Então fizemos um breve apanhado das fases do marketing, até os dias atuais. Olha só:

Marketing 1.0 – a era dos produtos: esta fase foi marcada pela necessidade de os clientes terem que se adaptar aos produtos. Nesse período não havia esforço das empresas para atender às necessidades do consumidor. Exemplo de marketing 1.0: A produção em massa da Ford, que fabricava somente carros pretos. Quem fosse adquirir um não tinha opção de escolha de cor.

Marketing 2.0 – a era da informação deu um novo rumo ao marketing. O foco se voltou para o cliente e as marcas perceberam que era preciso dar mais opções de escolha. O consumidor passou a ter a opção de comparar marcas, preços e produtos e isso fez as marcas perseguirem a satisfação do cliente. Exemplo: o consumidor passou a poder escolher entre marcas de xampu, de esponja de aço, de sabão em pó etc. As marcas tinham que se virar para mostrar as vantagens de seus produtos.

Marketing 3.0 – este conceito é relativamente recente e também foca no consumidor, mas agora com novas aspirações. Por isso, o foco, ainda que no consumidor, também é direcionado a valores. Nesse sentido, a preocupação é de abordar questões sociais, econômicas e ambientais da sociedade. Exemplo: o projeto Bike do Itaú. o banco colocou sua marca em um projeto que promove sustentabilidade e qualidade de vida.

Marketing 4.0 – este é um upgrade do 3.0 com produtos e serviços adaptados ao meio digital. Com o consumidor na internet o tempo inteiro, é preciso se destacar e proporcionar ao consumidor uma experiência única, a fim de que ele escolha determinado produto/serviço.

Importância do marketing 4.0 para os negócios

Para concluir, é preciso compreender que o marketing 4.0 implica em entender que estamos numa era de bombardeio de informações. O consumidor tem muita informação ao seu alcance.

Por isso, é fundamental que seu negócio tenha uma boa estratégia de marketing digital, você pode se aproximar dos clientes com mensagens relevantes, na hora em que eles precisam.

Agora que sabe de tudo isso, que tal contar com a melhor agência de marketing digital de Goiânia para ajudar com o marketing digital de sua empresa?

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