Marketing digital para pequenas empresas: vale a pena?

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Se existem dúvidas sobre o marketing digital para pequenas empresas ser essencial ou não, valer a pena ou não, é hora de esclarecê-las.

Vale a pena sim pequenas empresas apostarem no marketing digital para fortalecer sua marca e alavancar seus negócios.

O marketing digital tem um conjunto de estratégias que, quando praticadas corretamente, dão resultados incríveis e totalmente mensuráveis para as empresas, sejam do porte que for.

Que tal saber mais sobre isso? Segue o fluxo!

Marketing digital para pequenas empresas: uma aposta acertada!

Pense em uma coisa: todo mundo está conectado no mundo digital. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, cuja última publicação foi referente ao ano de 2018,  79,1% dos domicílios do país têm internet.

Isso significa que sua marca/empresa não pode ficar mais somente offline. O marketing tradicional ainda funciona? Sim, mas não dá para ficar somente nessa estratégia.

Mas então o que fazer? Separamos algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas. Acompanhe!

1. Marketing de busca: tráfego orgânico

SEO é o nome do conjunto de técnicas que posicionam sua marca nos principais buscadores e que geram tráfego orgânico (não pago). A aplicação dessas técnicas no site, a produção de conteúdo para blog e mídias sociais faz com que seu negócio possa ser visto por mais pessoas.

2. Marketing de busca: tráfego pago

O tráfego pago é o que gera anúncios nos buscadores. O Google Ads é um exemplo. Ele posiciona seu negócio na primeira página antes dos resultados orgânicos.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital.

Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc.

Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto, notificações sobre a atualização em um blog, oferta de um download gratuito, comemorações e mais.

Leia também: 5 dicas de e-mail marketing que ajudarão expandir sua pequena empresa

4. Marketing local

Marketing local são aquelas estratégias pensadas para atingir o público-alvo local, da cidade e região onde está locada sua empresa.

De forma resumida, o marketing local tem o objetivo de atingir um público geograficamente mais selecionado. É voltado ao consumidor que está mais próximo de seu negócio.

A grande sacada do marketing local é que o negócio físico se beneficia fortemente das estratégias digitais.

5. Redes sociais

A presença online inclui seu negócio estar nas redes sociais. Isso, inclusive, ajuda a alcançar públicos diversos, considerando que cada rede social tem sua personalidade e atrai determinado tipo de público.

Além disso, um dos maiores trunfos das redes sociais é a chance de elaborar anúncios específicos para cada tipo de público. Assim sendo, tem-se a oportunidade de selecionar de forma criteriosa as pessoas que a empresa deseja que sejam atingidas.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que tenhamos ajudado você a entender o quão essencial é o marketing digital para pequenas empresas.

E tenha uma coisa em mente: o marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado, uma verdadeira questão de sobrevivência. Ignorar esse novo componente do mundo negocial pode custar muito cara aos seus negócios.

Quer saber mais, e descobrir como podemos ajudar seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores!

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