Como usar o marketing em datas comemorativas de forma eficaz

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Estamos quase no meio de 2019, mas você ainda pode se atualizar sobre as tendências, descobrir o que o seu público está procurando e bater um papo com ele. Fazendo um bom trabalho de marketing em datas comemorativas, você aborda o público no momento certo.

Dia da Informática está chegando. Aposto que você nunca ouviu falar disso, não é? Hoje em dia, parece que existe uma data para tudo. De fato, existem mais de mil datas especiais.

Essas datas comemorativas se tornaram populares, especialmente pelo fato de que empresas aprenderam a usá-las como marketing. Basta olhar para as redes sociais e suas hashtags para dias de comida, dias de pessoas, dias de animais de estimação, dias de indústria e muito mais.

Se você já se perguntou “hoje é dia do que?”, nós temos a resposta. Ou melhor, o site Calendarr tem. Você pode acessá-lo e conferir todas as datas especiais do ano. Mas antes de pensar no marketing em datas especiais, temos algumas dicas.

 

Como fazer marketing em datas comemorativas

Você tem um negócio relacionado a animais de estimação, como petshop? Se sim, seus clientes podem se interessar pelo Dia Mundial dos Animais.

Possui uma cafeteria? Então, o Dia Mundial do Café é uma ótima oportunidade para fazer uma promoção no Facebook e atrair mais clientes para o seu negócio.

Algumas datas são mais especiais do que as outras, é claro. Você provavelmente nunca ouviu falar do Dia Internacional da Maçã (21 de outubro), e provavelmente nunca mais ouvirá. Então, lembre-se de escolher a data comemorativa que seja relacionada ao seu negócio.

 

3 maneiras de fazer marketing em datas especiais

Agora que você já tem uma ideia de como fazer marketing em datas comemorativas, abaixo temos algumas ideias mais práticas de como usar as datas especiais para o marketing:

 

Use mídias sociais e o marketing de conteúdo

Crie conteúdo para o seu blog falando sobre a data especial em questão. Você pode publicar o conteúdo no dia em questão para alimentar seus seguidores das redes sociais, mas caso esteja procurando por tráfego, publique o texto bem antes.

Você também pode criar peças de conteúdo para as redes sociais e usar hashtags relevantes. As pessoas vão encontrá-lo quando pesquisarem pela hashtags nas redes sociais.

 

Use datas especiais para vender

Faça uma promoção em homenagem ao dia nacional que você encontrou. Coloque seu produto à venda e informe sua localização física, caso você tenha. Também distribua mais detalhes sobre a promoção através da sua lista de e-mail.

 

Cultive seu relacionamento com o cliente

Como já dito anteriormente neste blog, tão importante quanto atrair novos clientes é ter um bom relacionamento com os clientes antigos que já compraram de você.

Se você tem uma lista de e-mail ou um grupo no WhatsApp, você pode tirar proveito disso para o marketing em datas específicas. Nesse caso, você não necessariamente precisa promover um produto. Uma mensagem ou e-mail de maneira amigável desejando um Feliz Natal, por exemplo, já é o suficiente.

Lembre-se que e-mail marketing e marketing por WhatsApp com o único objetivo de fazer vendas por levar a rejeição de seus contatos. Por isso, você precisa ser amigável e sempre oferecer conteúdo relevante e gratuito para os seus leads.

 

Se você gostou do post, aproveite a oportunidade para comentar e, quem sabe, acrescentar alguma dica de marketing em datas comemorativas ao post. Além disso, aprenda a fazer marketing no Facebook em nosso post de dicas de marketing para pequenas empresas.

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