O que é marketing local e qual sua importância para as empresas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Marketing local são aquelas estratégias pensadas para atingir o público-alvo local, da cidade e região onde está locada sua empresa.

De forma resumida, o marketing local tem o objetivo de atingir um público geograficamente mais selecionado. É voltado ao consumidor que está mais próximo de seu negócio.

A grande sacada do marketing local é que o negócio físico se beneficia fortemente das estratégias digitais.

Que tal conhecer mais sobre esse assunto e entender como o inbound marketing pode ajudar sua empresa, inclusive, como esse tipo de marketing?

O que é marketing local?

Reforçando o conceito de marketing local, podemos dizer que é o tipo de marketing que consiste em desenvolver ações estratégicas com base nos interesses, na cultura e no comportamento de habitantes de uma determinada região (cidade, estado, bairro…).

Um exemplo são postagens nas redes sociais abrangendo temas regionais, elementos ou hábitos da cultura local. É uma forma de engajar mais o público, de aproximá-lo da marca.

Quando as campanhas de tráfego são criadas, já há a possibilidade de fazer a segmentação geográfica, informando ao Google Ads ou ao Facebook qual público se quer atingir.

Quer ver um exemplo na prática?

Quando você precisa de algo e vai até o Google fazer uma pesquisa pelo produto, quais são as primeiras opções que aparecem a você? Os negócios que estão á sua volta, em seu bairro e em bairros vizinhos.

Isso acontece porque há, por trás, estratégias para promover o marketing local.

Marketing local é o mesmo que outbound marketing?

A técnica é confundida com o outbound marketing, ou marketing tradicional, por ser direcionada a lojas físicas. No entanto, o que diferencia é que são usadas ações online para chegar até o potencial cliente.

Quais canais trazem melhores resultados?

Ser eficiente com as estratégias de marketing local depende do uso de meios adequados para a comunicação. Afinal, de nada adianta você criar um perfil em uma rede social, por exemplo, se os seus potenciais clientes estão em outro lugar.

É preciso acertar o alvo para receber o retorno esperado. Então, quais canais trazem melhores resultados? Veja algumas alternativas.

Google Meu Negócio

Investir nessa ferramenta é a maneira mais fácil de obter resultados locais sem investir dinheiro. Tudo isso porque o Google Meu Negócio é voltado justamente para reforçar o marketing regional.

O processo é simples: basta inserir a sua empresa e suas características em um perfil específico criado na página do Google My Business. A partir disso, o consumidor tem acesso a:

  • endereço;
  • telefone;
  • site;
  • localização no mapa;
  • distância do local em que está;
  • produtos e serviços oferecidos;
  • imagens;
  • avaliações de consumidores.

Google Ads

Crie anúncios segmentados para atrair o público da sua região por meio do Google Ads. Essa estratégia deve estar relacionada às outras já citadas, que são orgânicas. Desse modo, você consegue resultados em curto prazo — devido às campanhas — e consistentes ao mesmo tempo.

Aqui, também são usadas palavras-chave que favorecem o aparecimento dos seus perfis nas redes sociais e do seu site nos primeiros lugares da página de resultados do Google. Assim, você tem uma atuação mais acertada.

Instagram e Facebook

Voltado para imagens, o Instagram é uma rede social excelente para vender produtos. Mais do que fazer postagens e divulgar os itens vendidos, você tem a oportunidade de interagir com os potenciais clientes, fortalecer a sua marca e fechar negócios pelo Instagram Shopping.

Ainda é possível usar as hashtags para fazer uma espécie de segmentação. Você atrai as pessoas específicas e ainda consegue mensurar os esforços pelos relatórios gerados, especialmente se usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *