Marketing reverso: o que é e quais os benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos

Marketing reverso: o que é isso? Para começar, precisamos lembrar como era feito tradicionalmente o marketing: serviços e produtos eram levados ao consumidor de forma direta e imposta — na maioria das vezes não era escolha dele ver publicidade sobre determinado produto. 

No entanto, com as transformações causadas por novas formas de negócios e comércio, novas abordagens surgiram, como marketing digital, de conteúdo, inbound marketing etc. 

Foi o início de uma nova era sobre o comportamento e relacionamento marcas e consumidor. 

Que tal entender melhor?

O que é marketing reverso?

O marketing reverso é uma série de estratégias cujo objetivo é atrair o cliente. A marca não “corre atrás do cliente”, mas sim, usa recursos para despertar seu interesse pelo que ela oferece. 

Quando a iniciativa de procurar uma solução para uma demanda ou problema é iniciativa do cliente, acontece o marketing reverso. Ou seja, é quando ele inicia sua busca atrás de marcas que tenham a melhor solução para o seu problema. 

A transformação digital ajudou no processo de empoderamento do consumidor, permitindo que ele tenha mais voz e mais fontes para encontrar o que quer.

Uma pesquisa em um mecanismo de busca é um exemplo disso, tanto para mostrar o poder do usuário atual quanto para mostrar um dos canais mais comuns dentro do marketing reverso.

Em qualquer buscador, Google, Bing, Yahoo ou outros, o usuário busca o que ele está procurando e as empresas trabalham diariamente para se colocar nas primeiras páginas dos buscadores. 

Quais os principais benefícios dessa estratégia?

Essa estratégia é uma maneira de fortalecer a imagem da marca e se solidificar no mercado. Além, é claro, de atrair potenciais clientes. 

Listamos outros benefícios do marketing reverso, dá só uma olhada:

1. Não impõe publicidade que o cliente não quer

Se você já reclamou daquela propaganda que cortou o vídeo que você estava vendo no Facebook, sabe do que estamos falando. 

No entanto, no marketing reverso, essas estratégias coercitivas não têm lugar. Estratégias mais sutis, como o marketing de conteúdo são o que garantem a eficiência dos processos. Com conteúdos relevantes, a marca ajuda o consumidor a identificar e solucionar seu problema. 

2. Fortalece o relacionamento com os clientes

Criar conexões e estreitar a aproximação com o consumidor é o desafio de todas as marcas. Isso garante fidelização e gera confiança na empresa e nos produtos ou serviços. 

Nesse sentido, o marketing reverso surge como uma tática bastante eficiente  para conquistar e aproximar o consumidor. 

O fato de essa metodologia não usar propagandas chamativas e repetitivas acaba destacando a marca aos olhos do consumidor, pois disponibiliza a ele conteúdos que o orientarão a tomar a melhor decisão e fazer a melhor escolha. 

3. Melhora da imagem da marca

Com essa abordagem sutil, em que o consumidor é atraído pela resposta que sua marca oferece, o resultado não poderia ser outro se não ela ser vista de maneira mais positiva. 

Ao deixar de “forçar” uma publicidade que talvez o público não goste, a marca cria um ambiente atrativo para que ele venha, encontre o que busca e sinta vontade de manter o relacionamento. O ponto principal é a boa impressão que ele forma sobre a marca. 

 Se quer conhecer mais sobre essa que é uma das metodologias do marketing digital e entender como isso pode ajudar em seus negócios, fale com um de nossos consultores

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *