O que é marketing de influência e benefícios ao negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

Marketing de influência é uma abordagem que utiliza pessoas conhecidas na mídia como influenciadores digitais para dar mais visibilidade a uma marca. 

Primeiramente, podemos dizer que marketing de influência é uma das formas mais naturais de se comunicar com um determinado público. Exemplo disso são os influenciadores digitais de games. Eles têm canais de comunicação com milhares de seguidores. Normalmente são canais no YouTube, onde postam vídeos com dicas sobre jogos ou com partidas, campeonatos etc.

Assim, se tornam nomes potenciais para que marcas os procure para parcerias ou os contrate para divulgar produtos relacionados ao universo gamer.

Há vários outros exemplos, ao longo do texto mostraremos mais alguns. No entanto, é preciso ir muito além dos exemplos. Temos que abordar estratégias utilizadas, os tipos de marketing de influência e vários outros fatores. Por isso criamos este artigo.

O que é marketing de influência

Conforme dissemos logo no início, o marketing de influência acontece quando uma pessoa com visibilidade em determinada área passa a divulgar um ou mais produtos ou marcas.

Não se trata exatamente de uma novidade, pois esse tipo de marketing sempre existiu, era o famoso “propaganda boca a boca”. A diferença é a evolução. Dessa forma, se antes uma vizinha contava às outras sobre a qualidade e eficiência de um sabão em pó, hoje tem donas de casa com canais no YouTube, páginas no Facebook e no Instagram.

O processo todo acontece por causa da relação de confiança que os influenciadores estabelecem com seu público.

Como funciona o marketing de influência

Há, basicamente, duas formas de praticar marketing de influência: por meio de pagamentos ou por meio de parcerias.

A mídia paga (também chamada de paid media) é quando uma empresa/marca contrata o influenciador digital para que esse divulgue seus produtos ou marca.

A mídia conquistada (earned media) acontece quando empresas e influenciadores celebram um contrato de parceria que beneficia ambos (não há contrapartida financeira). Assim como é rentável para a marca, a parceria dá benefícios ao influenciador, que ganha mais prestígio por teu seu nome associado à marca, mais visibilidade, acesso a eventos ou a pessoas (como celebridades).

Razões para apostar no marketing de influência

Em 2017, a revista americana Entrepreneur apontou algumas razões pelas quais se deve apostar no marketing de influência. Veja duas principais.

1. É publicidade nativa

As publicidades nativas performam melhor que as tradicionais. Segundo a revista, 92% dos consumidores acreditam nas recomendações de influenciadores, mesmo que não os conheçam, por isso esse tipo de publicidade é tão efetivo.

2. As redes sociais influenciam as decisões de compra

Estima-se que 74% dos consumidores usem redes sociais e essas influenciam em suas decisões de compra. E sabe o que mais? Redes sociais são o habitat dos influenciadores digitais. Explicado, não?

Benefícios no uso de influenciadores como estratégia de marketing
  • ajudam a criar confiança na marca rapidamente;
  • atingem o público alvo de forma certeira;
  • fornecem valor ao público ao entregarem conteúdos que resolvem suas dores e problemas;
  • enriquecem a estratégia de conteúdo da empresa;
  • ajudam a melhorar a percepção da marca.
Exemplos de influenciadores
  • midiáticos: celebridades, atletas, artistas, jornalistas, analistas e investidores;
  • especialistas: youtubers, blogueiros, especialistas de mercado, evangelizadores etc;
  • fãs influenciadores: usuários comuns que se destacam em grupos segmentados, como donos de páginas populares do Facebook.
Estratégias que se pode em parceria com influenciadores
  • convite para a criação de um blog post, que seja especialidade do influenciador e que tenha a ver com o negócio;
  • entrevista para o blog;
  • convite para que ele conheça o produto ou serviço e pedir uma review.

Quer conhecer outras estratégias efetivas de marketing? Converse com um especialista da Soub Digital e leve seu negócio para outro nível.

Compartilhe nosso conteúdo e deixe seu comentário. Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *