O que são as palavras-chave LSI e como ajudam o SEO

Tempo de leitura: 2 minutos

Palavras-chave LSI: o que é isso? Um novo tipo de keyword? Bem, vamos explicar direitinho, mas não sem antes fazer um contexto histórico sobre o uso de palavras-chave no marketing de conteúdo.

Há cerca de uma década, por exemplo, os artigos eram muito bem recheados de palavras-chave. Para ter uma ideia, redatores recebiam briefings para artigos de 300 a 400 palavras, com uma palavra-chave que deveria ser repetida sete vezes ao longo (longo?) do texto.

Além disso, a palavra-chave deveria ser usada exatamente como estava no briefing, exemplo: benefícios marketing digital (isso mesmo, sem os conectivos). Pior ainda era ter que encaixar palavras-chave como: tubo PVC preço.

Resultado: textos nada orgânicos. No entanto, era assim que o Google ranqueava. Muita coisa mudou desde então, o buscador aperfeiçoou (e aperfeiçoa constantemente) seus algoritmos, a inteligência artificial funciona cada vez melhor, etc.

Dessa forma, chegamos ao que é nosso tema de hoje: as palavras-chave LSI.

O que são palavras-chave LSI?

 

Novas estratégias de marketing digital incluem usar palavras-chave LSI. A sigla significa “latent semantic indexing”, em tradução livre “indexação semântica latente”.

Resumindo: são palavras-chave relacionadas à principal usada no texto. No entanto, não são exatamente as palavras sinônimas. Como se percebe, pelo próprio nome, é uma questão de semântica.

Não significam que sinônimos não possam ser LSI, entretanto, são apenas uma parte do que são as palavras-chave LSI. O fator mais considerado é o contexto da palavra-chave.

Um exemplo: você vai escrever um artigo sobre os benefícios do WhatsApp Business para os negócios. Trata-se de um aplicativo de mensagens que ganhou sua verão para negócios. A palavra-chave trabalhada será “whatsapp business” e a LSI será “aplicativo de mensagens”. Apesar de não serem sinônimos, são usados no mesmo contexto.

O uso de palavras-chave LSI nos leva a um SEO mais avançado e uma nova frente na criação de conteúdo.

Essa mudança é mais uma forma de o Google aprimorar seus processos (e algoritmos) para entregar conteúdos e resultados mais relevantes aos usuários.

Como fica o uso das palavras-chaves?

Talvez ainda seja cedo para dizer que usar palavras-chaves nos moldes como vinha sendo feito não importa mais. O que sabemos é que o uso repetido de uma keyword específica não mais importa, ainda pior: o Google pode penalizar sites que a usem exageradamente.

No que diz respeito às LSIs, quanto mais elas forem usadas, melhor será o entendimento do buscador e maiores as chances de ranqueamento do artigo.

Para finalizar:  variar os termos usados nos posts trazem outro benefícios além de fazer bonito perante o Google. Com mais termos, há mais chances de se tornar visível, uma vez que isso a consulta de pesquisa pode acontecer para as outras palavras-chaves relacionadas.

Que tal analisar sua estratégia de SEO e ver se há o que melhorar com o uso de palavras-chave LSI?

Fale com nossa equipe e marque uma conversa! Vamos adorar ajudá-lo!

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *