Presença digital: por que seu negócio deve estar na web?

Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo já termos décadas de negócios na internet, muitas empresas ainda não demarcaram seu terreno. Isso mesmo, milhares de negócios ainda não têm presença digital. 

Sabe o que isso significa? Perder dinheiro. 

É isso mesmo. Por mais que seja preciso investir, o custo é baixo, considerando o retorno. 

Os resultados garantem cada centavo investido. Mas veja bem, a presença digital é muito mais do que ter um domínio e um site. Envolve, principalmente, como a empresa se posiciona de maneira relevante e como conduz seu relacionamento com seus clientes nos meios digitais.

Isso nos leva a outro ponto: quem já tem presença digital e não tem estratégias que orientem as ações para garantir que o negócio esteja sendo notado.

Que tal saber mais sobre isso? Então acompanhe o artigo!

Por que investir e manter a presença digital?

por que investir na presença digital?

Alguns motivos já demos acima. E por mais clichê que seja, o dito “quem não é visto não é lembrado” é verdadeiro. Se os potenciais clientes não sabem que a empresa existe, ela está deixando de faturar. Principalmente se esses clientes são adeptos às compras online. 

Isso aliás, nos leva a outro assunto: as pessoas vivem boa parte de seu tempo conectadas. Ademais, estamos em um período em que o número de pessoas online multiplicou. Por causa do Covid-19, há locais em isolamento social, outros em sistema de lockdown (confinamento) e pessoas em casa. 

Mesmo que não estejam gastando, elas consomem anúncios e conteúdos. Já se o produto estiver na lista de necessidades, elas estão comprando online. Além disso, imagine que depois que a pandemia passar, o comportamento de uma parcela desses consumidores mudará e eles adotarão a forma de compra online.

Por outro lado, se não adotarem, lembrarão de quem estava online tirando suas dúvidas, informando, dando possibilidades e opções… Entende agora a importância da presença online?

Então, quando uma empresa define seu posicionamento competitivo, o meio virtual deve estar nesse planejamento. Se não estava, é hora de mudar isso.

Vantagens da presença na web

Dentre as principais vantagens da presença das organizações na web, citamos estas:

  • sustentabilidade da empresa: os negócios online podem ajudar a bater as metas mensais e, em casos como o da quarentena por causa do Coronavírus, garantir, pelo menos, o mínimo para a empresa se manter;
  • mais acessibilidade aos consumidores: o consumidor faz a pesquisa sobre o produto, pega todas as informações e ao contatar a empresa, já sabe o que perguntar e tirar as dúvidas — isso quando não fica satisfeito e compra logo de cara;
  • há várias formas de contatar a empresa: além do telefone, o consumidor tem a opção de entrar em contato via redes sociais, emails e até mesmo pelo WhatsApp (há o aplicativo para negócios, o WhatsApp Business, que pode ser configurado para várias coisas, como jamais deixar o cliente se respostas).

Leia: O WhatsApp Business como estratégia para melhorar suas vendas

Os pilares da presença digital

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a presença dos negócios na internet e a importância disso, é hora de conhecer em que a presença digital se sustenta.

1. Conteúdo

O conteúdo para a presença digital

Pelo conteúdo é que se cria autoridade e confiabilidade. Antes de comprar, as pessoas buscam informações e tiram dúvidas, pesquisam sobre serviços e produtos. Assim, se a empresa mostrar credibilidade e expertise em sua área, conseguirá atrair o público consumidor de seus produtos. 

Esse conteúdo deve estar sempre alinhado com a persona e sua jornada de compra. 

É por meio (também) do conteúdo que os potenciais consumidores chegam aos negócios pelos mecanismos de buscas. Isso se consegue otimizando posts, trabalhando em técnicas de SEO e palavras-chave do negócio.

2. Relacionamento

E-mail marketing e redes sociais são exemplos de meios utilizados para estreitar o relacionamento com os clientes. Por esses meios fica fácil obter informações relevantes para adaptar estratégias de marketing e assim, atingi-los de forma mais eficaz. 

Conversar com o cliente, compartilhar histórias, responder às suas dúvidas — não somente por meio de conteúdo, mas também pelo atendimento online — são formas de intensificar a comunicação e criar engajamento.

3. Experiência do usuário

Você já ouviu falar em plataforma user-friendly? Trata-se de proporcionar um ambiente de navegação amigável, em que o cliente se sinta bem, tenha uma boa experiência e entre em contato com a empresa. 

Navegabilidade e usabilidade são palavras de ordem. Isso se disponibiliza por meio de um site no qual o visitante encontre facilmente as funções/informações que busca.  Botões, listas, imagens, menus e tudo mais que facilite para o usuário enquanto ele estiver visitando o site.

4. Branding

A marca do negócio é sua maior identidade. Por isso, e por mais que a empresa esteja em diversos canais, é preciso ser constante e ter ações e conteúdos alinhados. Nada de múltiplas personalidades!

É importante se ter em mente que administrar de forma correta a marca da empresa é crucial para uma forte e sólida presença digital. 

Caso queira mais informações e precise de uma consultoria sobre como melhorar ou melhor administrar sua presença digital não deixe de falar conosco!

Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *