Rich snippets: como otimizar seu site?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você conhece todos os elementos que envolvem o trabalho com SEO? Se sim, deve saber sobre a importância de elementos como os rich snippets.

Por outro lado, se você está aprendendo sobre SEO ou se não tem ideia do que estamos falando, acompanhe este artigo e descubra a importância desses recursos para qualquer site e negócio.

Além disso, você também saberá como sites devem ser otimizados e por que são uma estratégia eficiente de SEO. Continue sua leitura!

O que são rich snippets?

rich snippets e resultados de busca

Rich snippets são componentes que estruturam as informações de um site que aparecem em páginas de resultados, como o Google. São chamados de “fragmentos ricos” (tradução livre) ou dados estruturados, em uma tradução mais técnica.

Mas de quais fragmentos falamos? Bem, destes:

  • páginas do site;
  • avaliações do negócio;
  • endereços;
  • comentários;
  • logomarca;
  • redes sociais;
  • contato;
  • negócios locais; dentre outros.

Essas informações geralmente acompanham um resumo da página mais a meta description e meta title.

Quando você pesquisa pela Microsoft, por exemplo:

exemplo de rich snippets

Se pesquisarmos pela nossa agência, temos outros exemplos de rich snippets:

exemplo de rich snippets soub digital

Em síntese, podemos afirmar que rich snippets são todas as informações que melhoram a experiência do usuário e ajudam em sua decisão sobre qual link clicar. 

Logo, se o usuário quiser informações sobre o Windows 10 e pesquisar o site da Microsoft,  como o SEO da empresa está bastante otimizado para rich snippets, ele já pode clicar direto em Windows 10 se mesmo entrar no site geral e precisar fazer a busca específica.

Como criar rich snippets para a SERP?

Bem, os rich snippets são otimizações de SEO on page mais avançadas. Para fazer isso, é preciso fazer alterações no código da página para estruturar os dados. A finalidade é que o Google compreenda essas informações.

Como fazer isso? Quem usa plataformas como o WordPress pode contar com a ajuda de plugins para essa finalidade. Assim, essa é a forma mais fácil, principalmente para quem não tem conhecimentos sobre desenvolvimento. 

Um exemplo de plugin para essa finalidade é o All In One Schema, onde se pode estruturar quais informações têm que aparecer. 

Contudo, quem conhece um pouco sobre desenvolvimento, pode pesquisar em uma galeria do Google quais os tipos de rich snippets e como criar os códigos. O buscador estimula a utilização desses dados estruturados. 

No entanto, isso não significa que eles serão exibidos. O Google tem seus critérios e personaliza as exibições para cada tipo de usuário.

códigos para rich snippets

Por que otimizar o site com dados estruturados? 

Essa é fácil! Os rich snippets ajudam a aumentar o CTR (Click-Through Rate) da página, que é a taxa de cliques. Da mesma forma, há outras vantagens de otimizá-los são a possibilidade de um melhor rankeamento e diminuição da taxa de rejeição do site. 

Veja bem: os rich snippets não são um fator de rankeamento direto — que isso fique claro. Entretanto, colaboram indiretamente para o ranqueamento da página. 

Se você não tem seu site otimizado e não tem ideia de como fazer isso, a Soub Digital pode ajudá-lo. Entre em contato conosco, vamos bater um bate papo e traçar estratégias para o seu negócio.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe!

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *