O que é SEM (Search Engine Marketing) e qual sua relação com SEO?

Tempo de leitura: 3 minutos

SEM (search engine marketing) é uma forma de marketing na internet que promove um site ou um negócio por meio de sua visibilidade nos motores de busca. 

O SEM, ou Marketing para Mecanismos de Buscas, envolve todas as estratégias para otimização de sites para que apareçam nas primeiras posições dos motores de buscas como Google, Bing, Yahoo! e outros.

Todas suas ações são voltadas para colocar sites ou negócios no topo dos resultados, de forma orgânica ou paga. O objetivo das primeiras posições é ser encontrado pelo público-alvo e se tornar uma fonte de conversões e vendas.

Talvez você se esteja se perguntando se isso não é função do SEO (search engine optimization) e é o que responderemos a seguir. Continue lendo!

SEM e SEO: qual a relação?

a diferença entre sem e seo

O SEO é responsável sim, pela otimização de sites. No entanto, é apenas uma parte do SEM. Isso mesmo! Imagine um organograma vertical com o SEM como o presidente da organização e abaixo dele o SEO e demais técnicas.  Ou seja, é o SEM que abrange tudo que se faz para a otimização de sites e seu posicionamento na SERP.

A divisão do SEM é em duas partes: uma é SEO e a outra são os links patrocinados (ou mídias pagas). Todas as estratégias têm um objetivo comum: otimizar sites para que cheguem às primeiras posições e até mesmo à posição zero, ou featured snippet.

O SEO posiciona os sites de forma orgânica. Já os links patrocinados são mais conhecidos como os anúncios que aparecem no Google nas primeiras posições, antes dos resultados orgânicos, ou no final da página. Links patrocinados podem também aparecer em blogs ou nas redes sociais.

Como fazer SEM?

Quais práticas de Search Engine Marketing se pode usar e coo usá-las? Veja a seguir.

Como usar links patrocinados

A tática para construir uma boa estratégia de links patrocinados é criar o anúncio de acordo com a persona do negócio. Essa é uma parte boa dos anúncios: permitem que o público seja segmentado. Ou seja, você pode alcançar exatamente as pessoas para quem deseja falar.

Para isso pode ser usado o Google Ads (antigo Google Adwords) ou alguma outra plataforma de anúncios. O investimento nas campanhas pode começar com valores baixos, principalmente para quem está começando e ainda não sabe o que dará e se dará os resultados esperados. Assim, dá para ir fazendo testes até alcançar os resultados que se quer.

como fazer sem

Como usar SEO

Veja abaixo as melhores práticas de SEO On Page e SEO Off Page.

SEO On Page

São as técnicas aplicadas em sites e páginas. Essas técnicas englobam: conteúdo de qualidade, velocidade do site, meta descrição, URL otimizada e outras.

SEO Off Page

Neste caso são todas as técnicas relacionadas ao site com o ambiente da internet como um todo. São exemplos: guest posts, link building, ações e campanhas de marketing, materiais ricos e outros.

Tenha sempre em mente que as estratégias devem sempre proporcionar a boa experiência do usuário.

Além disso, valorize a qualidade e a consistência de cada ação em seu trabalho de SEM, assim você consegue garantir as melhores posições nos buscadores, além de bons resultados para o negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *