Tipos de lançamento de produtos digitais: conheça 5 deles

Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecer os tipos de lançamento de produtos digitais é fundamental para as estratégias de seu negócio. 

Oriundos da metodologia Fórmula de Lançamento, criada pelo norte-americano Jeff Walker na década de 90 e introduzida no Brasil por Érico Rocha, os tipos de lançamento seguem ações específicas de vendas e marketing.

Conheça cinco dos principais tipos de lançamento e entenda como cada um deles pode ajudar com seu produto e como escolher o que mais se adéqua. 

Continue a leitura!

6 tipos de lançamento de produtos digitais

Esses tipos de lançamento que mostraremos a seguir são estratégias do próprio Fórmula de Lançamento. Walker estipulou seis diferentes tipos de estratégias que podem ser usadas para lançamento de infoprodutos. 

Não podemos dizer que há uma melhor que a outra, pois depende do objetivo que se pretende alcançar quando se investe em um infoproduto. 

Além do mais, essas estratégias podem ser combinadas. Conheça cada uma delas e descubra qual realizar primeiro. 

1. Lançamento interno

Esta estratégia consiste em lançar o infoproduto para a própria base de contatos. Trata-se de uma aposta segura, uma vez que vai chegar a um público que já conhece seus conteúdos e seu trabalho. 

Dessa forma, podemos dizer que é um investimento bem direcionado e mais certeiro.

2. Lançamento externo

Ocorre depois que o interno é feito, pode ir além da base de dados e ajuda a construir parcerias. O retorno financeiro pode ser mais alto, mas também requer um investimento maior.

3. Lançamento relâmpago

Como se pode imaginar pelo nome, este lançamento é de curta duração: de quatro a sete dias. Está diretamente ligado aos gatilhos de escassez e urgência.

Dica valiosa: potencializar os resultados adicionando algum benefício à oferta, como um curso ou um e-book.

4. Lançamento afiliado

Bastante parecido com o anterior, é uma estratégia de curta duração, mas que usa o marketing de afiliados como estratégia. 

O que isso significa na prática? Que terceiros divulgarão o produto em troca de comissão pelas vendas.

5. Lançamento semente

O lançamento semente tem o intuito de validar uma ideia antes que o infoproduto seja lançado. 

Para fazê-lo, é preciso ter o contato de potenciais clientes para conseguir informações relevantes e insights que ajudarão a aprimorar o produto antes do lançamento oficial e principal. 

A ideia é como a do conceito MVP – Mínimo Produto Viável, bastante utilizado por startups para testar um produto antes de investir fortemente nele.

6. Lançamento perpétuo

É o relançamento de um infoproduto, junto à base de clientes que entrou depois do lançamento e também aos que não conseguiram adquirir o produto na época do lançamento. 

É o tipo de lançamento que economiza tempo e pode ser feito pela automação de marketing para os leads receberem a oferta e entrarem na base de contatos. 

E então, o que achou do post de hoje?

Antes de ir, dá uma olhada neste artigo que também pode te interessar: O que é o lançamento Passariano? Entenda de vez!

Precisando de auxílio com o seu negócio, fale com um de nossos consultores para trocar uma ideia e ver como podemos ajudá-lo/a!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *