Vantagens ao investir no SEO para o seu blog

Tempo de leitura: 8 minutos

Nos tempos em que a internet é a principal ferramenta para que as empresas estejam acessíveis aos clientes, fazer um planejamento estratégico de SEO para o seu blog é essencial, e você vai descobrir o porquê.

As pesquisas realizadas pelos internautas começam pelos sites de busca, e quem utiliza de maneira apropriada a prática de SEO (Search Engine Optimization) tem como se destacar perante a concorrência e estar entre os primeiros no ranqueamento.

Quando empregado de maneira correta, é possível passar pelo algoritmo dos sites de busca e proporcionar uma otimização eficaz.

Isto, levando em consideração que toda empresa precisa estar sempre presente em destaque junto ao público-alvo.

Para isso, é preciso fazer o planejamento estratégico de marketing digital visando quais as necessidades que a empresa apresenta. 

É reforçar a marca junto ao consumidor? Precisa apresentar um novo produto? Quer um feedback da imagem corporativa?

Toda a estruturação do planejamento vai seguir etapas distintas, que podem ser divididas em 5 partes:

  • Conhecimento;
  • Planejamento;
  • Implementação;
  • Monitoramento;
  • Ajustes.

Essa ordem pode variar em pontos específicos, mas basicamente a equipe responsável pelo setor de marketing vai desenvolver toda a campanha. 

Vale lembrar que tudo isso deve seguir uma estratégia de implementação de SEO e o resultado precisa passar por uma avaliação ao longo do tempo. 

Apesar do foco ser o blog, esse tipo de estratégia pode ser implementado em outros projetos desenvolvidos para o ambiente virtual, como e-commerce, sites e redes sociais. 

A divulgação de uma marca precisa aproveitar todas as ferramentas de comunicação disponíveis.

Essencialmente, é ir onde o internauta está ou melhor, oferecer exatamente o que o internauta está procurando.

Métricas de SEO aplicadas no planejamento

As métricas de SEO são todos os dados coletados ao longo do tempo de acompanhamento de um blog. 

É possível mensurar de diferentes formas tudo que acontece na página, seguindo os direcionamentos que os internautas seguem. 

As ferramentas digitais ajudam a fazer a mensuração por meio de análises criteriosas que estão relacionados a:

  • Backlinks;
  • Funil de vendas;
  • Posicionamento de palavras-chave;
  • Tempo de leitura;
  • Visibilidade orgânica.

Todos os dados coletados podem ser utilizados de diferentes formas. 

Com isso é possível relativizar os posicionamentos das palavras-chave, verificar o aumento de vendas, e entender como a estratégia de comunicação está impactando nos negócios.

As conversões orgânicas podem levar ao aumento de leads, que é a captação de dados dos usuários, e isso se transformar em um mailing para ser disparado em uma campanha de e-mail marketing.

Para ficar mais claro, um escritório de engenharia que desenvolve projeto elétrico industrial pode ser procurado por uma incorporadora do setor da construção civil. 

Tendo aplicado as palavras-chave corretas de SEO, o cliente vai saber se pode ser atendido ou não de maneira imediata.

Conjunto de tarefas ajudam aumentar tráfego

A estratégia de SEO pode trabalhar para o direcionamento do internauta para o blog, mas é preciso lembrar que a navegação de uma pessoa é dinâmica. 

O fluxo de informações varia de aplicativo para aplicativo, por exemplo, quando se está utilizando um dispositivo móvel, como um tablet ou um celular.

Logo, pode ser interessante contratar uma empresa para criar aplicativo personalizado e entregar matérias exclusivas direcionadas especificamente para o blog pessoal ou corporativo.

No caso de usuários que fazem uso do computador, as páginas de navegação são variadas, mudando entre redes sociais, portais de notícias e sites de interesse profissional ou educacional.

Portanto, a estratégia de SEO precisa englobar todas as possibilidades de acesso às palavras-chave, pois o site de busca está à disposição e é preciso se destacar de todas as maneiras possíveis.

Inclusão de métricas auxilia expansão da marca

O planejamento estratégico de emprego de SEO desde o início de uma campanha de marketing digital está relacionado ao sucesso ao longo do tempo. 

Isso porque o tempo para que os sites de busca possam demonstrar e entender, dependendo do algoritmo empregado, pode se estender de 6 a 12 meses. 

Portanto, não é uma tarefa que apresenta resultados da noite para o dia, aqui a paciência é a palavra-chave.

Uma clínica médica que faz o agendamento para consulta urologista particular deve estar presente em páginas que tratam da saúde masculina. 

Porém, as páginas que tratam de assuntos variados também pode ser interessante, pois atende um público-alvo abrangente.

Aqui se trata de uma das vantagens na aplicação de SEO: autoridade sobre o assunto em pauta. Quando um texto é publicado em um blog passa informações interessantes e de reconhecimento público.

Ele estará em evidência no site de busca por causa do grande número de visitantes ou porque foi compartilhado por meio do aplicativo, ou das redes sociais, utilizando os backlinks, uma das métricas utilizadas na boa prática de SEO.

Há muitas outras vantagens para uma empresa quando se desenvolve um planejamento estratégico de SEO visando o alcance de leads, como vamos ver a seguir. 

Atender o público-alvo de forma direta

As pessoas precisam saber que uma empresa existe, e se está na internet, tem um grande ponto à favor. 

Com textos publicados em um blog, levando informação de maneira profissional e que seja compreensível, fica mais fácil alcançar o público interessado no que se tem a dizer.

Pode ser um escritório que presta consultoria contábil para micro e pequenas empresas, ou então uma grande agência de comunicação que oferece planejamentos para todo o tipo de cliente. 

Quando empregados as palavras-chave corretas no SEO, utilizando métricas eficientes para a mensuração ao longo do tempo, fica mais fácil compreender os pontos positivos e negativos da empresa no ambiente virtual.

Por isso, é importante manter textos e artigos atualizados dentro do blog, utilizando palavras que passem pelo algoritmo dos sites de busca quando o usuário faz uma pesquisa específica. 

Aumento de visualização reflete nas vendas

O posicionamento em uma página de pesquisas ajuda a manter o ritmo de visualizações dentro do blog ou para o site de e-commerce, atribuído à jornada de compra e o funil de vendas. 

Toda empresa deve manter uma equipe de atendimento disponível para os clientes, principalmente, quando estes interagem por meio do blog ou das redes sociais. 

A manutenção do cabeamento estruturado SP para a comunicação das máquinas via internet é fundamental.

O investimento na campanha de SEO pode demorar um tempo, porém, se a visitação se manter constante, o custo de investimento é diluído e a promoção da marca pode ficar por um longo período em evidência.

Portanto, a manutenção de textos utilizando as palavras-chave são fundamentais para manter esse interesse continuamente. 

Captação de leads com brindes digitais

O modelo de captação de leads pode variar de empresa para empresa. 

Dentro de um blog pode ser apresentado um texto, e ao final, a apresentação em vídeo pode complementar a ideia e isso ajuda na conversão de mais dados.

A distribuição de brindes corporativos personalizados no meio digital também pode ser apresentada em forma de e-books ou descontos que são disponibilizados ao final de uma compra. 

Isso ajuda a fidelizar os clientes, e até mesmo angariar novos consumidores, depois que se descobre que há vantagens em manter um contato direto com o e-commerce. 

Isso pode ser apresentado em um blog, como forma de entretenimento, como questionários e interações virtuais que podem até mesmo viralizar.

Adaptação entre equipamentos eletrônicos

A navegação em um site ou blog precisa ser dinâmica, eficaz, com páginas que carregam de maneira imediata, conforme a disponibilidade de internet e o equipamento que está em uso.

Portanto, entre as estratégias de SEO estão os sites responsivos, que se adaptam tanto para uma tela de notebook ou computador de mesa, quanto para um tablet ou celular. 

Por exemplo, uma pessoa que está procurando um profissional que trabalhe como corretora de seguro para auto.

Nesse caso, será preciso promover uma experiência que ela possa iniciar todo o contato pelo computador da empresa e terminar todo o processo enquanto está no celular, dentro do carro.

Todos os dados incluídos no primeiro acesso devem ficar salvos, desde que tenha feito um login e utilizado uma senha de uso pessoal e intransferível. 

Assim, todo o processo de contratação do serviço pode ser feito, mesmo que em tempos diferentes e equipamentos completamente diferentes. 

Fora da rede é estar longe do cliente

Todo estabelecimento comercial que se preza está na internet de alguma maneira, seja com um blog, uma rede social ou um site. 

Porém, é preciso alimentar constantemente essas ferramentas para que o público tenha acesso e saiba que a empresa está disponível.

Quando uma seguradora oferece um plano Bradesco odonto empresarial, ela precisa utilizar estratégias que possam otimizar a busca dos usuários.

Não fique de fora da rede mundial de computadores, pois o poder comercial está nas palavras e atitudes, nas palavras e nas experiências proporcionadas aos clientes. Mantenha um blog, ganhe credibilidade e reconhecimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *