Vendas inbound: como garantir aumento de seu faturamento

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Vendas inbound é o uso dessa estratégia do marketing digital para ajudar as marcas a terem reconhecimento no mercado e se manterem competitivas. 

Sempre que se fala aumentar vendas, logo se pensa em estratégias digitais – por quê?

Bem, para começar porque a população brasileira está online. De acordo com a PNAD 2018 (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) do IBGE, feita em 2018, a internet é utilizada em 79,1% dos domicílios brasileiros.

Apesar de isso não significar que são todos potenciais consumidores, essas pessoas estão online, podem não ser hoje, mas, se conquistadas, se transformarem em clientes. Além disso, temos que considerar que a pandemia fez com que muitos que não tinham o hábito de comprar online, passassem a fazê-lo.

O que é preciso então? Acertas nas estratégias para alcançar essas pessoas. Como? Com vendas inbound!

O que é vendas inbound?

Vendas inbound é o uso do inbound marketing, ou marketing de atração, para conseguir naturalmente a atenção do público-alvo e tentar revertê-los em clientes ou fidelizá-los.

Assim que os cliente são atraídos pelo inbound, é hora de trabalhar o desenvolvimento da relação entre os potenciais clientes, chamados de leads. É quando entra em cena a nutrição de leads, quando eles são encaminhados pela jornada de compra.

A nutrição de leads acontece por meio de conteúdos úteis e relevantes sobre o setor de atuação e segmento do negócio.

Por que dá certo e como isso pode aumentar as vendas?

Ao utilizar uma estratégia de funil de vendas do inbound marketing, a empresa se aproxima mais de seu público-alvo e passa a ser mais parceira dos seus consumidores.

Isso acontece porque, por meio do conteúdo, ela consegue fazer o consumidor se identificar com determinadas situações, ela espelha a “dor do cliente”(o problema que ele tem e às vezes nem sabe ou o problema que ele conhece, mas não sabe como resolver).

Esse diálogo abre excelentes oportunidades para vendas, pois o cliente confia em que o entende.

Vantagens de vendas inbound

A importância da gestão das redes sociais

Como o inbound pode impulsionar as vendas? Veja três motivos para que isso aconteça:

1. Mais conversões de leads em consumidores

Os potenciais clientes chegam ao final do funil de vendas do inbound quase prontos para a equipe de vendar fechar o negócio.

Sabe por que isso acontece? Porque o setor de marketing os educou durante parte da jornada de compras. Essas pessoas já conhecem a empresa, seus produtos e serviços, e sabem que terão ajuda para resolver seus problemas.

2. Melhor desempenho do setor de vendas

Não é como se os vendedores ainda precisassem gastar horas de seu latim para tentar convencer o consumidor a efetuar sua compra. Todo esse trabalho é agora feito pelo conteúdo do blog, pelos posts nas redes sociais e por cada material rico que disponibiliza ao público-alvo. Ou seja, o cliente já seja preparado.

Além disso, os vendedores não precisam sair às ruas para visitar clientes e oferecer produtos e serviços. A tecnologia aproximou as pessoas, inclusive, quando precisam fazer negócios. Dessa forma, um acordo pode ser fechado até por videoconferência ou chat.

3. Ciclo de vendas mais curto

Com as vendas inbound, os processos de distribuição de produtos e serviços se tornam mais produtivos e eficientes.

Isso ocorre porque, conforme já dissemos acima, o lead já chega bem qualificado à etapa de fundo de funil. Também porque nesse ponto vendedor e cliente já se entendem de forma clara.

Você percebe que todo o trabalho do inbound foi para encaminhar os leads certos para o negócio? Entende que o trabalho da equipe de vendas se concentra em fechar o negócio e não, ao contrário do marketing tradicional, fazer todo o processo, desde o início?

Pois é, otimizando os processos, as vendas aumentam.

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