Como usar o WhatsApp Business para melhorar o relacionamento com o cliente

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“WhatsApp Business? Por que devo utilizar? ”. A quantidade de vezes que os donos de negócios fizeram essas perguntas para si mesmos aumentou muito nos últimos meses. Ainda mais com início de uma quarentena, causada pela pandemia do novo coronavírus. Com as pessoas cada vez mais em casa, o número de transações comerciais online superou todas as expectativas.

Nesse cenário, todas as empresas, sobretudo as de pequeno porte, tiveram que expandir os seus canais. Como esperado, o WhatsApp, aplicativo presente em 99% dos smartphones brasileiros, se tornou o meio mais eficaz de se falar com os clientes.

Há motivos de sobra para essa decisão. Hoje, boa parte dos consumidores, em especial os mais jovens, preferem mandar mensagens para alguma companhia do que ligar para o serviço de atendimento. Além disso, se aproximar do público por meio do WhatsApp tem baixo custo e ótimos índices de retorno.

AFINAL, O QUE É WHATSAPP BUSINESS?

benefícios do whatsapp business para o relacionamento com o cliente

O WhatsApp Business, assim como sua versão para pessoas físicas, é um aplicativo gratuito. O foco dele é apresentar um tom mais profissional para os pequenos negócios. Dessa forma, muito mais do que trocar mensagens, a ferramenta oferece benefícios exclusivos, como a possibilidade de se gerar um catálogo para mostrar produtos e serviços.

Outro diferencial do WhatsApp Business é a chance de se elaborar listas de transmissão. O funcionamento é bem simples. Basta preencher cada lista com os contatos desejados. Assim, é possível enviar a mesma mensagem para todos eles, de uma vez só e de maneira individual.

Para quem tem clientes no exterior, o app também se apresenta como uma excelente opção. Afinal, além dos recursos apontados acima, inexistem taxas de cobrança para chamadas internacionais feitas por voz ou vídeo.

COMO UTILIZAR O WHATSAPP BUSINESS?

O WhatsApp Business pode ser usado de diversas formas, a depender da necessidade de cada empreendimento. O importante mesmo é destacá-lo como um dispositivo imprescindível para elevar o relacionamento com os clientes, além de atrair novos consumidores.

1 – WhatsApp Business: perfeito para responder rápido

Uma das razões para tantas pessoas gostarem de utilizar os aplicativos de mensagens é a rapidez ao se comunicar. Qualquer pessoa que já ligou para um call center sabe o quanto pode ser demorada a espera por um atendente. No WhatsApp Business, ocorre o inverso. O cliente conversa de imediato com algum representante da empresa. Em certos casos, nem precisa ser uma pessoa o real. Assistentes virtuais, conhecidos como chatbots, são capazes também de proporcionar um ótimo atendimento.

Responder rápido às demandas dos consumidores ajuda a transformar a percepção deles sobre o negócio. Assim, quanto mais satisfeitos, maiores são as chances de regresso e indicação para amigos e familiares.

2 – Integração com o CRM

Por mais que o WhatsApp seja o aplicativo mais baixado pelos brasileiros, outras plataformas crescem em popularidade. Por isso, conversar com diversos clientes, em diferentes apps, pode ser uma das missões mais árduas.

Uma das soluções é operar um software de CRM. Com ele, é possível concentrar todas essas trocas de mensagens em apenas um sistema. Outra solução interessante é o WhatsApp CRM. Nele, é possível que todos os membros de uma equipe compartilhem uma única conta de WhatsApp. Além disso, gestores podem criar até mesmo um chatbot, para facilitar a assistência aos consumidores.

3 – Sem spam

Pode ser tentador para as empresas enviarem pelo WhatsApp mensagens sobre seus novos produtos e serviços. É rápido, barato e a informação vai direto para o smartphone do cliente. Por outro lado, essa estratégia é deficiente. Primeiro, porque o consumidor percebe essa comunicação como algo bastante invasivo. Segundo, caso o cliente fique irritado, é bem provável que ele faça o bloqueio do número que mandou a mensagem. Por último, o certo a se fazer é apenas relacionar-se com os consumidores que se mostraram abertos ao diálogo. Para os leads que nunca realizaram contato, é melhor efetuar a prospecção por outros caminhos, como o e-mail marketing ou redes sociais.

4 – Usar a informalidade

A maior parte dos usuários do WhatsApp o utilizam para conversar com amigos e a família. O tom das conversas, na maioria das vezes, é amistoso e divertido. Por isso, é indicado para todos os negócios manter uma certa informalidade durante as trocas de mensagens. Desta forma, o cliente ficará à vontade e mais disposto a conhecer as novas ofertas. Além disso, os consumidores têm pouco tempo disponível. Manter um diálogo sem rodeios é o mais recomendável a se fazer.

5 – Criatividade é tudo

O WhatsApp Business, claro, permite enviar muito mais do que mensagens. Com tantas possibilidades, as empresas têm a obrigação de encantar seus consumidores com stickers, vídeos, fotos e o que mais for necessário para alavancar o engajamento do público-alvo. Afinal, entregar um conteúdo exclusivo faz toda a diferença na hora de promover o bom relacionamento com os clientes.

Esse artigo foi escrito por Pedro Ribeiro, redator da amoCRM

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